Escola Politécnica

internacionalização

Como fazer intercâmbio de Engenharia de Software?

O Blog da Escola Politécnica inaugura uma série de postagens: Politécnica pelo mundo, que servirá para conhecermos histórias incríveis de estudantes da escola em atividades de intercâmbio entre várias universidades conveniadas com a PUCPR, em diversos países. E para começar, vamos com dois estudantes que inauguraram o intercâmbio estudantil do curso de Engenharia de Software.

Nicolas Brun: Intercâmbio na Finlândia

O estudante Nicolas Brun fez intercâmbio no 2º Semestre de 2023 na University of Oulu, na cidade de Oulu, situado no centro-oeste da Finlândia, maior e mais importante cidade do norte do país.

PUCPR: Nicolas, como foi a chegada e o processo de instalação?
Nicolas: A chegada no país foi muito boa, pois como meu intercâmbio foi no segundo semestre, eu peguei o final do verão com dias longos e quentes, muito ensolarados e bonitos. Eu dividi um apartamento com sete pessoas, que fica relativamente perto da universidade e como o sistema de transporte público aqui é muito bem-organizado, foi tranquilo ajustar meus horários.

PUCPR: Como foram as aulas na universidade?
Nicolas: A universidade oferece muitas vantagens para estudantes, como aplicativos para organização de afazeres, descontos em supermercados, alimentação na universidade etc. Em questão de aulas, apesar de serem um pouco diferentes do Brasil, foram bem tranquilas para me ajustar também.

PUCPR: Passou algum “perrengue”?
Nicolas: O maior desafio que tive foi em relação ao meu relógio biológico, dificuldade para dormir e falta de vitamina D. Isso se deve ao fato de que, entre agosto e setembro – época em que cheguei -, o sol fica das 5 da manhã até 9 da noite. Já em outubro e novembro, o horário de sol diminui bastante.

Outra dificuldade foi a falta de contato com brasileiros na universidade para quando precisa-se buscar conforto. Mas eu fiz muitos amigos, conheci vários lugares e tive experiências incríveis. Quanto tenho saudade de casa e dos amigos do Brasil, o pessoal também apoia muito.

Vinícius Kuchnir: Intercâmbio em Portugal

Já o estudante Vinícius Kuchnir teve uma experiência diferente: fez intercâmbio no 2º Semestre de 2023, no Instituto Politécnico do Porto, cidade do Porto, em Portugal, uma prestigiada instituição portuguesa composta por várias escolas, entre elas o ISEP, Instituto Superior de Engenharia do Porto.

PUCPR: A cidade do Porto é conhecida como o berço de Portugal, pelos vinhos e pelo futebol. Como foi sua adaptação por lá?
Vinícius: A chegada ao Porto foi um turbilhão de emoções. A animação pelo início do intercâmbio acadêmico juntou-se à emoção do desconhecido. Embora o país compartilhe semelhanças com o Brasil, as diferenças culturais, a gastronomia e os costumes peculiares proporcionaram uma experiência enriquecedora.

PUCPR: Passou alguma dificuldade?
Vinícius: Morar sozinho pela primeira vez, num continente distante, trouxe desafios significativos. A adaptação à rotina e a busca pelo equilíbrio entre as responsabilidades cotidianas, a exploração da cidade e até mesmo do país, demandaram esforço. A organização se tornou aliada, tive que encontrar diferentes formas de organizar minha rotina diária e até mesmo a semanal. A distância da família foi outro obstáculo, mas a tecnologia ajudou a diminuir a saudade através das chamadas de vídeo, que aproximaram nossos corações.

PUCPR: Como você avalia a experiência?
Vinícius: Surpreendente! Acostumar-se com a vida no Porto foi uma transição suave. Em pouco tempo, mergulhei nas pequenas diferenças culturais e me tornei parte integrante desta cidade encantadora. O Porto não apenas me acolheu, mas também me guiou para além das fronteiras acadêmicas, revelando uma jornada única e inesquecível.

Para ficar por dentro de tudo o que acontece na Internacionalização – editais de intercâmbio, manuais, contatos e demais informações úteis -, visite a página do PUCPR International.

Continue por aqui, acompanhando, para conhecer mais histórias incríveis e possibilidades como essas.