Escola Politécnica

Por dentro do curso

Estudantes de Ciência da Computação da PUCPR criam soluções para ajudar ONG

A ONG é responsável por resgatar, castrar, divulgar e doar gatos abandonados

A Extensão Universitária faz parte da história da PUCPR desde o princípio. Nos últimos 65 anos, a Universidade criou diversas iniciativas de extensão em colaboração direta com a comunidade externa, oferecendo aos estudantes uma experiência educativa abrangente e transformadora, o que contribuiu para a formação de profissionais mais preparados e comprometidos com a sociedade.

Desta forma, a Universidade visa estabelecer uma ponte com a sociedade, abrangendo uma ampla variedade de atividades, por meio de programas, projetos, cursos, eventos, serviços e produções, promovendo o desenvolvimento regional, a inclusão social, o engajamento cidadão e a solução de problemas reais.

Através do projeto de extensão curricular, no primeiro semestre de 2024, aproximadamente 150 estudantes do curso de Ciência da Computação, se dividiram em equipes com o intuito de desenvolver soluções computacionais que resolvessem alguns dos problemas apresentados pela ONG Crazy Cat Gang (CCG), que é responsável por resgatar, castrar e doar gatinhos abandonados nas ruas.

Segundo a Confederação Brasileira de Proteção Animal (2022), existem cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas, dos quais 10 milhões são gatos. Desta forma, a CCG tem como missão conscientizar e instruir a população de maneira responsável, realizando um trabalho social, almejando reduzir a população de gatos nas ruas.

Os problemas apresentados pela ONG CCG foram:

• – Organização das castrações pendentes.
  • – Logística de insumos disponíveis.
  • – Logística de insumos solicitados pelas clínicas e lares temporários.
  • – Logística de transporte de gatinhos e caronas voluntárias.
  • – Gestão de estoque para reviver a lojinha.
  • – Captação de voluntários e suas aptidões para cada setor.
  • – Gestão de voluntários atuais.
  • – Organização de parcerias com grandes marcas.
  • – CED, divulgação e resgates – questionário para garantir o entendimento da iniciativa.
  • – Plataformas de organização em todos os setores.
  • – Organização de parcerias a longo prazo.
  • – Gestão de gatinhos alocados em clínicas.
  • – Elaboração de material sobre esporotricose e temas chave.
  • – Gestão de pedidos de resgate.
  • – Gestão financeira e campanhas de arrecadação.

O projeto foi dividido em duas etapas, sendo a primeira realizada na disciplina de “Experiência Criativa: Navegando na Computação”, onde os estudantes deveriam apresentar uma solução computacional em um site com HTML e CSS.

Pelo período de 5 semanas, os participantes fizeram brainstorming, prototipação, aprenderam HTML e CSS e desenvolveram os projetos em sala de aula com a orientação dos professores da disciplina. Ao todo, foram desenvolvidos 29 projetos.

Ao final da primeira etapa, representantes da ONG CCG vieram até a Universidade PUCPR para a apresentação dos projetos. As representantes deram feedbacks valiosos para os estudantes e com isso, puderam aprender mais sobre os problemas e ter mais conhecimento para posteriormente, construir uma solução de maior qualidade na segunda etapa.

A segunda etapa, será realizada na disciplina de “Programação Web”, que ocorre durante o segundo semestre de 2024 e nela, cada equipe, deverá dar continuidade ao seu projeto, construindo-o de forma completa (front-end e back-end), com o uso de diversas outras tecnologias e, ao final, cada solução computacional deverá ser disponibilizada para a ONG CCG.

Para o Professor José Eduardo Nunes Lino, “por meio da extensão curricular, nossos estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma aprendizagem com sentido, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula para atender demandas reais da ONG Crazy Cat Gang. Ao final, percebemos que tivemos um engajamento maior, do que em outro momento, por parte dos estudantes, que estavam motivados em desenvolver uma solução computacional para um problema real.