Escola de Negócios | PUCPR

Empreendedorismo, Estratégia e ESG

PUCPR recebe Rocket 2023 e promove desafio ESG

A iniciativa reforçou a importância dos critérios de responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa para o sucesso e sustentabilidade das startups.

A PUCPR foi palco da emocionante edição de 2023 do Rocket, o reality show de empreendedorismo e inovação da RPC. Durante essa etapa do programa, as startups participantes tiveram a oportunidade de mostrar suas soluções em ESG (Environmental, Social and Governance) diante de um grupo de estudantes e professores do curso de Economia da Escola de Negócios.

Novidades do Rocket 2023 — Foto: Priscila Fiedler/RPC

O Rocket e sua 5ª temporada

O Rocket é um reality show de empreendedorismo e inovação promovido pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, e está em sua 5ª temporada em 2023. Durante cinco semanas intensas, as startups selecionadas enfrentam diversas provas e dinâmicas em web episódios, buscando uma vaga na final. É uma jornada emocionante que representa o espírito empreendedor e inovador presente no mercado atual.

A PUCPR como cenário e patrocinadora

Além de receber a equipe do Rocket 2023, a PUCPR também atua como patrocinadora do projeto. A instituição engaja seus professores e alunos para participarem do programa, proporcionando uma rica troca de conhecimentos entre os empreendedores e a academia. Essa conexão direta com a realidade do empreendedorismo contribui para a formação dos estudantes e fortalece os laços da PUCPR com o ecossistema de startups. O evento foi realizado no Estúdio de Economia e Finanças e no HUB de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade (HUB-IES) da Escola de Negócios.

O desafio de ESG proposto

Durante a participação da PUCPR no Rocket 2023, o curso de Economia da PUCPR por meio do prof. Jackson Bittencourt e outros professores e estudantes do curso, trouxe à tona o tema de ESG, que engloba as siglas Environmental, Social and Governance. Esses critérios são fundamentais para avaliar o impacto das empresas em aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa. Com base nesse conceito, as startups tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções e propostas relacionadas a essas áreas em seus negócios.

A avaliação das propostas

Após a exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o conceito de ESG, as startups tiveram 20 minutos para demonstrar como suas empresas estão alinhadas a esses princípios. Um grupo composto por estudantes e professores do curso de Economia da PUCPR foi responsável por avaliar e votar nas melhores propostas apresentadas. Essa interação entre a academia e as startups proporcionou um ambiente de aprendizado mútuo e colaboração.

Participação da PUCPR

A participação da PUCPR no Rocket 2023 trouxe à tona o tema de ESG, reforçando a importância desses critérios para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios. O desafio proposto pelo professor Jackson permitiu que as startups apresentassem soluções inovadoras e alinhadas aos princípios de responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa. A PUCPR continua seu papel de incentivar o empreendedorismo e a inovação, estabelecendo uma ponte entre a academia e o ecossistema de startups. A participação no Rocket 2023 foi mais uma oportunidade para os alunos e professores se envolverem diretamente com a realidade do mercado, fortalecendo seu conhecimento e experiência no campo do empreendedorismo.

Saiba mais:

PUCPR é patrocinadora oficial do Rocket 2023