Escola de Negócios | PUCPR

Empreendedorismo, Estratégia e ESG

Cooperativismo: economia com colaboração e sustentabilidade

O crescimento do cooperativismo no Brasil surpreende pelo potencial econômico de superar, inclusive, o avanço do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), estima-se no último ano houve um aumento de cerca de 10% no setor cooperativista, enquanto o PIB obteve um crescimento de 2,9% no mesmo período.

O coordenador do mestrado de gestão de cooperativas da PUCPR, Alex Ferraresi, explica que os resultados são frutos de uma cultura de colaboração. “Uma cooperativa surge a partir do momento que um grupo de pessoas entende que elas juntas podem ser mais competitivas, além de já nascer com uma visão de responsabilidade social bastante grande”, pontua Ferraresi.

Nesse sentido, é o sistema cooperativista se alinha à tendência do mercado de buscar a sustentabilidade, pois em seu desenvolvimento considera aspectos sociais, econômicos e culturais, entre os seus membros e a própria sociedade.

O cooperativismo em prática

Conheça algumas das premissas que estão presentes no trabalho desempenhado pelas cooperativas:

• Empoderamento dos cooperados e participação democrática: em uma cooperativa, cada membro tem direito a um voto, promovendo uma gestão democrática e participativa.
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social: cooperativas frequentemente adotam práticas sustentáveis, impactando positivamente as comunidades e a natureza.
  • Força econômica do local para o global: a geração de empregos locais e o favorecimento do crescimento econômico podem contribuir significativamente para a economia global.

No Paraná, por exemplos, entre as cooperativas mais conhecidas estão a Castrolanda, Frísia e Copacol, atuantes no agronegócio. E, no Brasil, o cooperativismo de crédito vem crescendo com exemplos como Sicredi, Sicoob, Cresol e, agora, a Sisprime, antiga Uniprime.

Em resumo, o cooperativismo é uma oportunidade para gerar impacto social e econômico, e se você está buscando construir uma carreira nessa área, a web série “Para Quem Quiser” mostra toda a estrutura do mestrado de gestão de cooperativas da PUCPR.

web série foi elaborada em parceria com o Rocket, reality de empreendedorismo e inovação da RPC Paraná, que tem o patrocínio da Universidade.

Clique aqui para assistir às dicas do coordenador e professor Alex Ferraresi, no 2º episódio.

Saiba mais: Rocket e PUCPR: acompanhe essa jornada do empreendedorismo