Escola de Negócios | PUCPR

Pessoas e Organizações

Upskilling e Reskilling: Impulsionando a Competitividade no Mercado de Trabalho

Entenda as diferenças entre Upskilling e Reskilling e mantenha-se competitivo no mercado de trabalho

Você já ouviu falar em upskilling e reskilling?

Atualmente, o upksilling e reskilling têm se tornado termos cada vez mais presentes no mundo corporativo. Ambos estão relacionados à necessidade de atualização e desenvolvimento de habilidades por parte dos profissionais, seja para se adaptarem às mudanças no mercado de trabalho ou para alcançarem novas posições dentro das empresas.

O upskilling consiste no aprimoramento das habilidades já existentes do profissional, com o objetivo de torná-lo mais atrativo dentro da empresa. Por outro lado, o reskilling envolve a aquisição de novas habilidades, essenciais para acompanhar as mudanças frequentes que ocorrem no mercado de trabalho .

Ambos os conceitos são importantes para manter os profissionais relevantes e atualizados, além de permitir que as empresas contem com equipes mais capacitadas e adaptáveis às mudanças do mercado.

Empresas que incentivam e oferecem oportunidades de upskilling e reskilling aos colaboradores demonstram preocupação com o desenvolvimento da equipe. Além disso, são vistas como mais atraentes para profissionais em busca de novas oportunidades.

Por outro lado, profissionais que buscam por si mesmos o aprimoramento e atualização contínua são mais atrativos no mercado de trabalho e podem conquistar posições de destaque no meio em que atuam.

Por isso, é essencial o investimento em treinamentos, cursos e programas de desenvolvimento, tanto por parte do profissional como das empresas para seus colaboradores. Tal movimento garante a qualidade do trabalho individual e, também, a satisfação e engajamento de equipes de trabalho.

Afinal, o crescimento na carreira depende de Upskilling ou Reskilling?

O que falamos até agora reforça a ideia de que estas estratégias são importantes para se destacar no mercado, mas como, exatamente, fazer isso?

Participe da Palestra “Afinal, o crescimento na carreira depende de Upskilling ou Reskilling?” que acontecerá no dia 05/07 no auditório John Henry Newman da PUCPR, campus Curitiba, às 19h30 e saiba como aproveitar as estratégias de upskilling e reskilling na sua carreira.

A palestra será ministrada pelo Dr. Marciano, professor da PUCPR, reconhecido pelo mercado por sua expertise em mobilizar pessoas, grupos e organizações em prol de objetivos comuns.

Clique abaixo e saiba mais!