Escola de Negócios | PUCPR

Escola de Negócios

Reunião do Conselho Consultivo Executivo da Escola de Negócios propõe ideias em sua 4ª edição

Líderes do Conselho Consultivo Executivo da Escola de Negócios PUCPR debatem sobre como a Universidade pode manter alinhamento com as expectativas do mercado.

No dia 3 de fevereiro de 2023 ocorreu a 4ª Reunião do Conselho Consultivo Executivo (CCE) da Escola de Negócios da PUCPR. Na ocasião, foi apresentado ao grupo o novo conselheiro Raul Villamarin Rodriguez, vice-presidente da Woxsen University.

Seguindo a pauta, foram apresentadas as realizações da Escola, considerando as recomendações da última reunião, realizada em 15 de agosto de 2022, cujo foco foi a internacionalização da Escola de Negócios da PUCPR.

A seguir, foram apresentados os resultados no semestre e ano e o encontro foi finalizado com mais um debate e coleta de ideias sobre: “como aproximar a Escola e Universidade do mercado?“

Para tanto, os conselheiros foram divididos em três grupos, com coordenadores representantes da Escola de Negócios para discutir sobre o tema em três perspectivas: 1) Graduação, 2) Programas de Mestrado e Doutorado e 3) Educação Executiva.

Esta discussão fomentou insigths sobre como conduzir a Escola de Negócios em alinhamento às demandas destas empresas, considerando as principais questões de cada tipo de ensino.

Síntese das discussões em grupos

Dentre os assuntos, foram citados aspectos relacionados aos problemas de distanciamento entre a prática de mercado e o que se ensina nas universidades, com isso, também foram discutidos meios para sua aproximação no que se refere ao ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Assim, no debate do primeiro grupo surgiram ideias que envolvem a aproximação dos estudantes a empresas de forma prática de modo que possibilite uma experiência organizacional e comportamental, vistas como necessárias na formação do profissional.

O segundo grupo trouxe a perspectiva de pesquisas de mestrado e doutorado que busquem este alinhamento com o mercado. Neste aspecto, destacou-se a necessidade de se diminuir a dualidade entre “vida acadêmica e mundo profissional” e pensar em meios de fazer ambos de forma combinada.

Em sequência, as ideias do terceiro grupo se concentraram em torno da perspectiva de Governança e ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), para a Educação Executiva.

Além disso, destacaram-se ideias envolvendo a identificação de gaps organizacionais, da necessidade de pensameto de um ecossistema de inovação em alinhamento a disrupção de mercado e de um posicionamento transparente dos líderes em contextos complexos, tanto internamente quanto externamente à organização.

Por fim, a necessidade de melhoria da educação financeira no país e no desenvolvimento das soft skills no ambiente organizacional também fizeram parte das discussões entre os grupos.

Sobre o Conselho Consultivo Executivo da Escola de Negócios da PUCPR

O Conselho Consultivo Executivo da Escola de Negócios da PUCPR foi oficializado em 2 de julho de 2021 com o objetivo de assessorar a Escola em ações de melhorias relacionadas a questões estratégicas, financeiras, operações, gestão de pessoas e portfólio de produtos.

Ele é composto por lideranças das seguintes organizações: Logicalis Latam, Grupo Marista, Fundação Sanepar, Ferrero, Hotmilk – PUCPR, KPMG Brasil, COAMO, SESCOOP/PR, Academy of International Business (AIB), Unimed Federação PR,  Renault do Brasil, Humanii Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, Roca Brasil Cerâmica, Sebrae/PR, PUCPR, Volvo do Brasil, Darnel Brasil, Stone e Woxen University.

Sobre o novo conselheiro da Escola de Negócios

O novo conselheiro, Raul Villamarin Rodriguez, é vice-presidente da Woxsen University, Índia e Professor Adjunto na Universidad del Externado, Colombia.

Além da Escola de Negócios da PUCPR, Raul é membro de outros diversos conselhos ao redor do mundo, como: Institute of Business Studies na Ranepa (Russia), IAB, University of Pécs Faculty of Business and Economics (Hungria), Milpark Business School, (África do Sul), PetThinQ Inc e Upmore Global.

Devido a relação próxima que a PUCPR tem construído com a Woxen University a partir de iniciativas trabalhadas em conjunto, Raul destacou que as universidades são como uma “família”.

O Decano da Escola de Negócios da PUCPR, Bruno Fernandes, que visitou a Woxen University recentemente, reforçou esta fala, demonstrando seu interesse em manter relações próximas com esta universidade.

Saiba mais sobre algumas ações de Internacionalização nos botões abaixo: