Engenharia Civil | PUCPR

Projeto Meninas na Politécnica

A escola de Politécnica é um ambiente predominantemente masculino, e as mulheres enfrentam muitos desafios para se integrarem e se destacarem nesse meio. A fim de combater essa desigualdade de gênero na área, foi criado um projeto de acolhimento para as meninas que ingressam na escola.

O projeto visa proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo para as alunas, com atividades que as ajudam a se integrar e se conectar com outras mulheres que também estão estudando Engenharia. Isso é essencial para que as meninas se sintam mais confortáveis e confiantes em sua escolha de carreira, bem como para incentivar o desenvolvimento de liderança feminina na área.

Além disso, o projeto de acolhimento também oferece mentoria para as alunas, com professores e profissionais de Engenharia servindo como mentores para as estudantes que estão iniciando sua jornada na área. Isso permite que as alunas tenham um suporte mais próximo e personalizado para suas necessidades acadêmicas e profissionais.

A importância de um projeto como esse é inestimável. A desigualdade de gênero na Engenharia ainda é uma realidade e afeta o desempenho acadêmico e profissional das mulheres. O acolhimento das meninas na escola de Engenharia é fundamental para incentivar e apoiar a diversidade de gênero na área, bem como para fornecer um ambiente mais inclusivo e positivo para todas as alunas. Isso pode levar a um maior número de mulheres ingressando na área e ocupando posições de liderança, o que é crucial para o desenvolvimento e progresso da Engenharia.