Professores

ALESSANDRO BERTOLINO

[email protected]

Graduado em Engenharia Ambiental (2008), com Especialização em Emergências Ambientais (2010) e Geoprocessamento (2014). Possui Mestrado e Doutorado em Gestão Urbana (2013 e 2020), com ênfase em pesquisas relacionadas em drenagem pluvial urbana, principalmente voltadas à prevenção de alagamentos pelo uso de técnicas compensatórias. Atualmente é professor assistente na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua como consultor em projetos e estudos ambientais, na área de riscos socioambientais e saneamento ambiental. Atualmente também é membro do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (COLIT), componente da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

CARLA DE CASTRO FERREIRA

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1986). Sendo Mestre em Geotecnia pela EESC-USP (2004) e Especialização em Didática do Ensino Superior pela PUC-PR (1997). Professora adjunta na Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1996, ministrando aulas de Geologia de Engenharia e Mecânica dos Solos e Obras de Terra para o curso de Engenharia Civil. Atuando na iniciativa privada como Engenheira Geotécnica em varios projetos geotécnicos e supervisão de trabalhos, desde 1990 em São Paulo, e mudando-se para Curitiba atuou como Diretora Administrativa Financeira na In Situ Geotecnia a partir de 1996 que em 2008 passou a integrar as empresas do Grupo Fugro. Participa da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos), tendo atuado como tesoureira no núcleo Paraná e Santa Catarina, na gestão 2006 a 2008.

CARLOS GUSTAVO NASTARI MARCONDES

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (2006) e mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é doutorando da UFPR-PPGEC e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando nos seguintes temas: Materiais e Componentes de Construção, Tecnologia do Concreto, Nano tubos de Carbono, Cicatrização do Concreto com Microrganismos, Sistemas Construtivos, e Patologia.

CARLOS MELLO GARCIAS           

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1992), área de concentração em Engenharia Urbana. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do curso de engenharia ambiental e do programa de pós graduação em gestão urbana na PUCPR. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Saneamento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental urbana, avaliação ambiental, gestão urbana, planejamento urbano e resíduos sólidos urbanos.

 CLAUDIA CLAUMANN DA SILVA              

[email protected]

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004) e Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Faculdades Paranaense. Tem experiência na área de Matemática, Física, Materiais de Construção, Tecnologia do Concreto e Construção Civil. Coordenadora do curso de Especialização em Gerenciamento na Construção Civil na PUCPR, iniciado em 2012.

 CRISTIANO JESUS FLORENTINO

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018), mestrado profissional em Desenvolvimento de Tecnologia em Meio Ambiente e Desenvolvimento pelo LACTEC (2020) . Atualmente é professor auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando como perito judicial e ensaios de laboratório de mecânica dos solos, materiais de construção e tecnologia do concreto.

DEWEY WOLLMANN

[email protected]

Engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Engenharia Econômica e em Análise e Projeto de Sistemas de Informações pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão de Instituições de Ensino e em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Suficiência Investigadora (créditos de Doutorado) em Ciências Empresariais pela Universidade de Leon (Espanha). Doutor em Engenharia da Produção na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Estágio pós-doutoral em Administração (decisões estratégicas, sustentabilidade e inovação) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desenvolveu atividades de pesquisa em modelos matemáticos e simulação em Instituto de Pesquisa Portuária (PHRI) do Japão, durante um ano, como bolsista da JICA (Japan International Cooperation Agency). Foi Diretor do Porto de Paranaguá, do Complexo Industrial e Portuário da COPAZA Indústria de Óleos Vegetais, das Faculdades SPEI e da TANGRAM Tecnologias e Sistemas. Foi um dos responsáveis pela criação e o primeiro Superintendente da Aliança Saúde, complexo médico-hospitalar da PUCPR e Santa Casa. É Professor de cursos de Graduação e Pós-Graduação da PUCPR.

FABIANA BARTALINI VON DER OSTEN

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2012). Atualmente é Coordenadora dos Curso de Engenharia Ambiental e Civil, professora do Departamento de Transportes do curso de Engenharia Civil da PUCPR e Coordenadora do Observatório de Transporte e Meio Ambiente.

FABIO TEODORO DE SOUZA

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 1995), mestrado (1999) e doutorado (2004) no Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu o Pós-Doutorado em Tsinghua University em Pequim na China (2010). É professor visitante da Universidade KU Leuven (Campus de Bruxelas na Bélgica) desde março de 2020. É professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) e da Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Escola de Arquitetura e Design e Escola Politécnica. Foi professor do Curso de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2011 e 2013. Tem experiência na área de Sistemas de Computação, com ênfase em Data Mining (Mineração de Dados) e Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Conduz pesquisa em saúde urbana (doenças respiratórias, dengue, leptospirose). Publicações nas editoras Springer, Elsevier e Taylor & Francis.

HARRY ALBERTO BOLLMANN   

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná junto ao Mestrado e Doutorado em Gestão Urbana, e ao Curso de Graduação em Engenharia Ambiental. É membro do LEAD Institute International desde 1994, atuando em temas correlacionados ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. É também coeditor da Revista URBE – Revista Brasileira de Gestão Urbana da Pontifícia universidade Católica do Paraná, e revisor das revistas Árvore (Scielo) da Universidade Federal de Viçosa, e da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental (Scielo) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Faz parte do Comitê dos Mananciais da Região Metroplitana de Curitiba e da Câmara Técnica do Karst junto à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, e é sócio gerente da MBL Engenharia Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Planejamento Ambiental Integrado, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento dos recursos hídricos, assentamentos urbanos sustentáveis, monitoramento da qualidade das águas, avaliação ambiental, bacias hidrográficas urbanas e recuperação de áreas degradadas.

JEFFERSON ULISSES DA CUNHA

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Engenharia de Planejamento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Mestrado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor da disciplina de Topografia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Responsável Técnico na empresa Prospecgeo Engenharia Ltda. Desenvolve trabalhos na área de engenharia e participa de projetos junto a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de planejamento de obras com ênfase em Topografia, Geodésia, Cartografia e Geofísica.

JOEL KRUGER

[email protected]

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela Université de Technologie de Compiegne e em Didática no Ensino Superior (PUC-PR).
É professor da Escola Politécnica da PUC-PR há 35 anos, onde coordenou o Curso de Engenharia Civil da instituição por vários anos. Atualmente, ministra as disciplinas de Rodovias e Engenharia Legal.
Como consultor na área de transportes, atuou por vinte anos na Prefeitura de Curitiba onde exerceu diversos cargos. Foi secretário municipal de Trânsito, ocasião em que implantou um conjunto importante de medidas de proteção à vida, dentre elas, a Via Calma, que resgatou o respeito à vida em áreas estratégicas do centro da cidade.
Iniciou sua trajetória no Sistema Confea/Crea/Mútua como conselheiro titular do Crea-PR (2005 e 2010) e diretor-tesoureiro (2006 a 2010). Em 2011, foi eleito presidente do Crea-PR, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos (2012-2017). Em 2017, foi eleito para a presidência do Confea (2018-2020) com base em um programa de amplas mudanças apoiado pela grande maioria dos profissionais.
Com pouco mais de dois anos à frente do órgão, a gestão de Joel Krüger resgatou a credibilidade do órgão, pacificou o sistema profissional e implantou medidas efetivas de valorização das profissões e das entidades de classe do Sistema.

JOICE DE OLIVEIRA PETRECCA TOMASCHITZ

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Pós-graduação em Gestão de Projetos de Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos na Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Coordenadora Adjunta dos Cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e prodessora das disciplinas de Hidraulica aplicada a Engenharia, Hidroliga e Drenagem e Projeto de Obra Hidráulicas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica.

LEANA CARLOLINA FERREIRA

[email protected]

Doutora e Mestre em Gestão Urbana, graduada em Engenharia Ambiental. É professora de graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), nos cursos de Engenharia Ambiental, Civil e Mecânica. Foi consultora em Estudos de Impacto Ambiental, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Saneamento Básico, Relatório Ambiental Prévio, Plano Diretor Municipal, Plano Local de Habitação de Interesse Social.

LILIANE DO ROCIO MARCONCIN

[email protected]

Possui graduação em Engenharia da Produção Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem numérica, elementos finitos, resistência dos materiais.

LILIANE KLEMANN RAMINELLI

[email protected]

Doutora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela UFPR. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR. Mestre em Engenharia Mecânica pela UTFPR. Engenheira ambiental pela UFPR. . Experiência na elaboração de PPRAs e PCMSOs e Gestão Ambiental, principalmente em Avaliação do Ciclo de Vida e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

LUCAS BACH ADADA

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor da Escola Politécnica da PUC-PR desde 2001 e atualmente como professor adjunto n-2. Também atua como engenheiro civil do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná desde 1985 na supervisão de execução de obras e projetos e atualmente atua como Gerente Técnico da Superintendência Regional Leste (SRLESTE/DER-PR) em Curitiba. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infraestrutura e Gerência Viária prestando serviços de consultoria.

MARINA FIGUEIREDO MULLER

[email protected]

Atuando em estágio pós doutoral como pesquisadora voluntária no CACIM – Center for Advanced Construction Information Modelling, sob orientação do Prof. Dr. Raymond Issa. Professora da PUC-PR no curso de engenharia civil em disciplinas de sistemas estruturais e modelagem de informações na construção (BIM). Professora nas especializações de Gestão de Obras e Estruturas na PUCPR no MBA em gerenciamento e execução de obras na FAG-Cascavel. Participa das “Global Classes”, lecionando disciplinas de engenharia civil em inglês para estudantes internacionais. Doutorada pelo PPGEPS PUCPR, tendo desenvolvido pesquisa em interoperabilidade BIM para estruturas de concreto armado sustentáveis. Mestre no PPGCC – UFPR, na área de tecnologia da informação na construção civil, com foco em BIM para estruturas. Formada em Engenharia Civil pela UFPR. Experiência profissional em projetos estruturais.

MURILO CHIBINSKI

[email protected]

Engenheiro Civil com experiência em diversas modalidades de obras de edificações, como por exemplo: Hipermercados (4 obras), Lojas Comerciais (5 Lojas Americanas), Shopping (Revitalização do Estação Embratel Convention Center), Obras Prediais Comerciais, Obras Prediais Residenciais (Supervisão de Produção de Projetos, Coordenação de Planejamento e Gestão de Obra nos Empreendimentos de Sociedade entre GrupoLN&PDG, Obras Industriais e Retrofit’s/Reformas Prediais. Pós-Graduado Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestrado em Engenharia Civil na área de Planejamento e Controle de Obras. Tendo com isso a didática unida a experiência em obras tenho aptidão para transmitir conhecimentos e disseminar culturas dentro das empresas através de treinamentos que perpetuem conceitos e técnicas de Engenharia de Produção e sequência lógica de produção.

RAFAELA DA SILVA LIMONS DA CUNHA    

          

[email protected]

Docente dos cursos de engenharia ambiental e engenharia civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro do NDE do curso de Engenharia Ambiental. Atualmente é Conselheira Titular do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Paraná e Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Graduada em Engenharia Ambiental, pós-graduada em engenharia de campo SMS (segurança, meio ambiente e saúde) pelo Programa de Mobilização na área de Petróleo e Gás Natural na PUC -PR e mestre em Engenharia química com ênfase em monitoramento e controle ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutoranda em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuação nas áreas de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de resíduos; tratamento de água, tratamento de efluentes e economia circular.

RICARDO JOSE BERTIN

[email protected]

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestre em Transport Engineering and Operation – University of Newcastle Upon Tyne (1992) e doutor em Engenharia Mecânica pela PUCPR. Foi Coordenador do Curso de Engenharia Civil da PUCPR, assessor da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCPR, Decano do Câmpus Maringá da PUCPR e Coordenador do Centro de Tecnólogos da PUCPR. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – câmpus Curitiba. É professor adjunto III do curso de Engenharia Civil das disciplinas de Mecânica dos Sólidos e Estruturas de Edifícios. Trabalhou na Rede Ferroviária Federal e na Ferroeste em projeto, construção e manutenção de ferrovias e obras civis.

ROBERTO BORGES FRANCA

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1977), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor titular da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil estruturas e construção civil, como perito e avaliador e na área de Engenharia de Produção e Gestão, com ênfase em Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico.

RODRIGO MORAES DA SILVEIRA

[email protected]

Possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado e doutorado em engenharia civil/geotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003 e 2008). Em 2007, desenvolveu parte de sua tese de doutorado na modalidade doutorado sanduíche do CNPq, na Colorado State University (EUA). Em 2008-2010 foi bolsista doutor do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da CAPES quando desenvolveu pesquisa relacionada a geotecnia ambiental. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em geotecnia e geotecnia ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desastres ambientais, ensaios geotécnicos de campo e de laboratório, estabilidade de taludes, barragens de terra (PAEs e PSBs), instrumentação com a tecnologia de fibra óptica distribuída e gestão de resíduos. Atualmente atua como pesquisador sênior do Lactec e como professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Tecnologia (Lactec), além de coordenar o laboratório de geotecnia do Lactec. Também atua como professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) no curso de engenharia civil.

WILSON GORGES

[email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985) e mestrado em Engenharia Civil pela Miyazaki University, Japão (1995). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lecionando no curso de Engenharia Civil, e engenheiro consultor senior na empresa Projeth Estruturas SC Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projeto de estruturas de concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado; concreto protendido; pré-moldados e pré-fabricados; pontes; instalações industriais; recuperação, reforço, alargamento e içamento de pontes.