Engenharia Civil | PUCPR

Professores

WILSON GORGES

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985) e mestrado em Engenharia Civil pela Miyazaki University, Japão (1995). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lecionando no curso de Engenharia Civil, e engenheiro consultor senior na empresa Projeth Estruturas SC Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projeto de estruturas de concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado; concreto protendido; pré-moldados e pré-fabricados; pontes; instalações industriais; recuperação, reforço, alargamento e içamento de pontes.

[email protected]

RODRIGO MORAES DA SILVEIRA

Possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado e doutorado em engenharia civil/geotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003 e 2008). Em 2007, desenvolveu parte de sua tese de doutorado na modalidade doutorado sanduíche do CNPq, na Colorado State University (EUA). Em 2008-2010 foi bolsista doutor do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da CAPES quando desenvolveu pesquisa relacionada a geotecnia ambiental. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em geotecnia e geotecnia ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desastres ambientais, ensaios geotécnicos de campo e de laboratório, estabilidade de taludes, barragens de terra (PAEs e PSBs), instrumentação com a tecnologia de fibra óptica distribuída e gestão de resíduos. Atualmente atua como pesquisador sênior do Lactec e como professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Tecnologia (Lactec), além de coordenar o laboratório de geotecnia do Lactec. Também atua como professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) no curso de engenharia civil.

[email protected]

ROBERTO BORGES FRANCA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1977), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor titular da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil estruturas e construção civil, como perito e avaliador e na área de Engenharia de Produção e Gestão, com ênfase em Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico.

[email protected]

RICARDO JOSE BERTIN

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestre em Transport Engineering and Operation – University of Newcastle Upon Tyne (1992) e doutor em Engenharia Mecânica pela PUCPR. Foi Coordenador do Curso de Engenharia Civil da PUCPR, assessor da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCPR, Decano do Câmpus Maringá da PUCPR e Coordenador do Centro de Tecnólogos da PUCPR. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – câmpus Curitiba. É professor adjunto III do curso de Engenharia Civil das disciplinas de Mecânica dos Sólidos e Estruturas de Edifícios. Trabalhou na Rede Ferroviária Federal e na Ferroeste em projeto, construção e manutenção de ferrovias e obras civis.

[email protected]

RAFAELA DA SILVA LIMONS DA CUNHA

Docente dos cursos de engenharia ambiental e engenharia civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro do NDE do curso de Engenharia Ambiental. Atualmente é Conselheira Titular do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Paraná e Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Graduada em Engenharia Ambiental, pós-graduada em engenharia de campo SMS (segurança, meio ambiente e saúde) pelo Programa de Mobilização na área de Petróleo e Gás Natural na PUC -PR e mestre em Engenharia química com ênfase em monitoramento e controle ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutoranda em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuação nas áreas de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de resíduos; tratamento de água, tratamento de efluentes e economia circular.

[email protected]

MURILO CHIBINSKI

Engenheiro Civil com experiência em diversas modalidades de obras de edificações, como por exemplo: Hipermercados (4 obras), Lojas Comerciais (5 Lojas Americanas), Shopping (Revitalização do Estação Embratel Convention Center), Obras Prediais Comerciais, Obras Prediais Residenciais (Supervisão de Produção de Projetos, Coordenação de Planejamento e Gestão de Obra nos Empreendimentos de Sociedade entre GrupoLN&PDG, Obras Industriais e Retrofit’s/Reformas Prediais. Pós-Graduado Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestrado em Engenharia Civil na área de Planejamento e Controle de Obras. Tendo com isso a didática unida a experiência em obras tenho aptidão para transmitir conhecimentos e disseminar culturas dentro das empresas através de treinamentos que perpetuem conceitos e técnicas de Engenharia de Produção e sequência lógica de produção.

[email protected]

MARINA FIGUEIREDO MULLER

Atuando em estágio pós doutoral como pesquisadora voluntária no CACIM – Center for Advanced Construction Information Modelling, sob orientação do Prof. Dr. Raymond Issa. Professora da PUC-PR no curso de engenharia civil em disciplinas de sistemas estruturais e modelagem de informações na construção (BIM). Professora nas especializações de Gestão de Obras e Estruturas na PUCPR no MBA em gerenciamento e execução de obras na FAG-Cascavel. Participa das “Global Classes”, lecionando disciplinas de engenharia civil em inglês para estudantes internacionais. Doutorada pelo PPGEPS PUCPR, tendo desenvolvido pesquisa em interoperabilidade BIM para estruturas de concreto armado sustentáveis. Mestre no PPGCC – UFPR, na área de tecnologia da informação na construção civil, com foco em BIM para estruturas. Formada em Engenharia Civil pela UFPR. Experiência profissional em projetos estruturais.

[email protected]

LUCAS BACH ADADA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor adjunto n-2 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e engenheiro civil – Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infra-Estrutura e Gerência Viária.

[email protected]

LILIANE KLEMANN RAMINELLI

Doutora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela UFPR. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR. Mestre em Engenharia Mecânica pela UTFPR. Engenheira ambiental pela UFPR. . Experiência na elaboração de PPRAs e PCMSOs e Gestão Ambiental, principalmente em Avaliação do Ciclo de Vida e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

[email protected]

LILIANE DO ROCIO MARCONCIN

Possui graduação em Engenharia da Produção Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem numérica, elementos finitos, resistência dos materiais.

[email protected]