1. APRESENTAÇÃO
A formação do engenheiro inclui, como etapa integrante da graduação, as práticas reais, entre as quais o Estágio Curricular de Engenharia Civil. A carga horária mínima prevista do estágio curricular no Projeto Pedagógico do Curso é de 165 (cento e sessenta e cinco) horas. No âmbito do estágio obrigatório, a PUCPR estabelecerá parceria com organizações que desenvolvam ou apliquem atividades de Engenharia, de modo que docentes e discentes do curso, bem como profissionais dessas organizações, se envolvam efetivamente em situações reais que contemplem o universo da Engenharia, tanto no ambiente profissional quanto no ambiente do curso.
O Estágio Curricular tem como objetivos primordiais despertar e desenvolver no estudante a responsabilidade e a ética com que devem ser vivenciados todos os trabalhos e atividades na área de Engenharia, ao mesmo tempo em que proporciona aprofundamento nas competências adquiridas no curso e sua integração com o mercado de trabalho. A vivência antecipada da profissão possibilitará ao estudante uma relação mais direta e efetiva com a empresa, propiciando-lhe conhecimentos quanto aos aspectos materiais (equipamentos, tecnologia), aspectos organizacionais (organograma, regulamentos, estratégias, planos de trabalho), aspectos humanos, sociais e psicológicos (relacionamento, hierarquia, comando, direção, supervisão), entre outros.
O Manual de Estágio tem sua importância didático-pedagógica como instrumento de orientação aos estudantes e como facilitador da comunicação professor-estudante, proporcionando dessa maneira, o melhor desenvolvimento na disciplina de Estágio Curricular de Engenharia Civil.
O estudante conta com o PUC Carreiras (www.pucpr.br/estudante/graduacao/ estagios-e-carreira/) e o Núcleo de Estágios ((41) 3271-2220 ou 3271-2255), que tem como objetivo garantir aos estudantes a sintonia com a legislação atual, garantindo que o estagiário experimente aprendizagem e complementação pedagógica. No Portal do PUC Carreiras (https://pucpr-csm.symplicity.com/students/) o estudante encontrará vagas de estágio, documentos para estágios, etc.
2. PROPOSTA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO CURSO
A disciplina de Estágio Curricular de Engenharia Civil é obrigatória na organização curricular do Curso de Engenharia Civil, tendo como proposta estabelecer a relação teórico-prática, promover a inserção dos estudantes no mercado de trabalho e permitir ajustes nos temas de estudos desenvolvidos no curso.
O Curso de Engenharia Civil realiza esforços de captação de vagas de estágio, que são divulgadas pelo curso e pelo PUC Carreiras periodicamente, porém não se obriga a garantir vagas aos estudantes, nem a alocá-los nas vagas disponíveis.
O Curso de Engenharia Civil designará Professores Orientadores, com carga horária docente destinada ao acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário. Além do Professor Orientador, o Estudante Estagiário também deverá ter um Supervisor de Estágio na Unidade Concedente na qual o Estágio Supervisionado será realizado.
A disciplina de Estágio Curricular de Engenharia Civil compreende um conjunto de atividades, quais sejam:
a) A disciplina de Estágio Curricular poderá indicar, com presença obrigatória, a participação em palestras, visitas técnicas e seminários;
b) Realização da carga horária mínima (165 horas) de estágio supervisionado;
c) Elaboração e apresentação do Plano de Atividades do Estágio e dos demais documentos solicitados pelo Professor Coordenador de Estágio;
d) Apresentação do Relatório Final do Estágio.
e) A organização geral da disciplina de Estágio Curricular de Engenharia e a orientação dos estudantes será feita pelo Professor Coordenador, e tem por finalidade:
i. Propiciar ao estudante a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Engenharia Civil;
ii. Proporcionar ao estudante a realização de Plano de Estágio, de modo a fazê-lo vivenciar atividades profissionais pertinentes às áreas de conhecimento da Engenharia;
iii. Proporcionar visão da empresa e do setor onde a atividade de estágio está sendo realizada;
iv. Permitir a integração com o ambiente real de trabalho.
Antes do início do estágio, o Professor comprar cytotec Coordenador de estágios fará revisão do Plano de Estágio, já assinado pelo supervisor do Estagiário na Unidade Concedente, quando passará todas as informações e orientações sobre os objetivos e a sistemática de trabalho desenvolvido no estágio, o papel esperado de cada um dos envolvidos, bem como as formas e instrumentos de avaliação desta disciplina.
3. ASPECTOS LEGAIS
A realização do Estágio Obrigatório é prática obrigatória para integralização do Curso, em cumprimento ao disposto na legislação vigente:
a) Resolução CNE/CES n 2, de 24 de abril de 2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (Art 1º), que indica em seu Artigo 11: “A formação do engenheiro inclui, como etapa integrante da graduação, as práticas reais, entre as quais o estágio curricular obrigatório sob supervisão direta do curso. Parágrafo 1: A carga horária do estágio curricular deve estar prevista no Projeto Pedagógico do Curso, sendo a mínima de 160 (cento e sessenta) horas.”;
b) A Lei n 11.788, de 25 de setembro de 2008, que “dispõe sobre o estágio de estudantes”;
c) Resolução n 131/2005 – CONSUN que regulamenta os Estágios na PUCPR (Art 1º);
d) Lei n 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que dispõe no Artigo 82: “Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para realização dos estágios dos estudantes regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição”.
4. CAMPOS DE ESTÁGIO
A área de atuação do Engenheiro Civil é abrangente e diversificada. O profissional da Engenharia Civil pode atuar em diversos ramos de atividade, como por exemplo:
• Indústrias de processos;
• Laboratórios;
• Centros de pesquisa;
• Canteiros de obras;
• Empresas de consultoria e projetos;
• Empresas ligadas à indústria da construção civil ou da construção pesada;
• Órgãos e empresas públicas que se envolvam com qualquer das várias atividades da Engenharia Civil;
• Instituições financeiras que se envolvam com operações de crédito imobiliário.
5. COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO
As seguintes competências gerais poderão ser desenvolvidas com o objetivo de aproximar os estudantes das práticas reais:
a) formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;
b) conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos;
c) implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia;
d) comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;
e) trabalhar e liderar equipes multidisciplinares;
f) conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão;
g) aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.
6. DURAÇÃO E FASES
De acordo com a matriz curricular do Curso de Engenharia Civil, o estágio curricular é realizado por meio da disciplina “Estágio Curricular de Engenharia Civil”, cuja oferta regular ocorre no 9º período (sendo recomendada sua matrícula a partir deste período). A disciplina pode ser realizada a partir do momento em que o aluno concluir no mínimo 70% da carga horária do curso (Art 3º) (Requisito de Posição).
É necessário cumprir, no mínimo, 165 (cento e sessenta e cinco) horas de atividades de estágio, além de palestras, seminários e reuniões, que complementarão as atividades de estágio.
A disciplina de Estágio Curricular de Engenharia Civil, no tocante às atividades de estágio supervisionado propriamente, compreende cinco fases assim definidas:
a) orientações gerais no início do semestre sobre o desenvolvimento de todo o Estágio Curricular e seus procedimentos de acompanhamento, documentação e supervisão;
b) elaboração de documento que formalize o Estágio Curricular;
c) desenvolvimento das proposições contidas no Plano de Estágio;
d) elaboração do Relatório Final das atividades desenvolvidas no Estágio;
e) avaliação final do Estágio.
A realimentação do processo será de acordo com as etapas contidas no Plano de Estágio.
7. ATRIBUIÇÕES
7.1. Da Coordenação do Curso
a) Buscar estabelecer parceria com organizações que desenvolvam ou apliquem atividades de Engenharia, de modo que docentes e discentes do curso, bem como profissionais dessas organizações, se envolvam efetivamente em situações reais que contemplem o universo da Engenharia, tanto no ambiente profissional quanto no ambiente do curso.
b) Indicar os professores coordenadores de estágio, os professores orientadores de estágio, membros do corpo docente da PUCPR, com carga horária destinada ao acompanhamento e avaliação das atividades de estágio.
7.2. Do Professor Coordenador de Estágio
a) Observar e zelar pelo cumprimento das normas do Estatuto, do Regimento Geral e das demais normativas da PUCPR;
b) Cumprir e zelar pelo cumprimento das normas contidas neste Manual de Estágio;
c) Solicitar, quando necessário, reuniões com os Professores Orientadores para avaliação e realimentação do processo;
d) Aprovar os Planos de Estágio;
e) Prestar informações sobre o estágio sempre que solicitadas;
f) Comunicar ao Coordenador do Curso quaisquer irregularidades e ou alterações surgidas no desenvolvimento do estágio;
g) Organizar o arquivamento dos documentos e controles relativos ao estágio;
h) Sugerir modelos de formulários, fichas e registros necessários para o cumprimento das orientações contidas neste manual, em conjunto com os Professores Orientadores de estágio;
i) Estabelecer o cronograma semestral de estágio;
j) Lançar no Diário de Classe a nota final obtida na disciplina de Estágio;
k) Estabelecer junto com a Coordenação do Curso de Engenharia Civil os procedimentos pertinentes ao Estágio Curricular.
7.3. Do Professor Orientador de Estágio
a) Orientar e supervisionar o estudante, no início do período letivo em que a disciplina é ofertada, à elaboração do Plano do Estágio com vistas ao bom andamento e adequado aproveitamento de todas as atividades a serem desenvolvidas;
b) Divulgar as normas de Estágio aos estudantes no início do semestre letivo, em especial este Manual de Estágio;
c) Supervisionar e acompanhar periodicamente o desenvolvimento das atividades planejadas;
d) Atestar a validade e o desempenho dos estudantes nos estágios realizados externamente a PUCPR;
e) Fornecer cronograma indicando os encontros com presença obrigatória, para palestras, seminários e reuniões, que complementarão as atividades de estágio;
f) Enviar planilha com o desempenho dos estudantes ao Professor Coordenador de Estágios do Curso.
g) Do Supervisor da Unidade Concedente
7.4. Do supervisor da Unidade Concedente
a) Receber os estagiários, fornecendo as informações necessárias para um estágio eficiente e proveitoso;
b) Apresentar os estagiários à equipe administrativa possibilitando integração dos mesmos;
c) Elaborar o plano de atividades do estagiário, fazendo sugestões sempre que considerar oportuno;
d) Receber, se necessário, o Professor Orientador para troca de ideias e sugestões;
e) Informar ao Professor Orientador qualquer irregularidade ou alteração no processo de estágio, proporcionando os ajustes necessários;
f) Preencher instrumento de avaliação final fornecido pelo Professor Orientador, atribuindo um grau;
g) Informar o Professor Orientador (ou o Coordenador), quando solicitado sobre o desempenho do estagiário;
h) Avaliar o Relatório Final de Estágio.
7.5. Do Estudante Estagiário
a) Cumprir as normas deste Manual de Estágio;
b) Comparecer ao local de estágio e nas outras atividades da disciplina pontualmente nos dias e horários preestabelecidos;
c) Elaborar o Plano de Estágio Curricular de Engenharia no início de cada período letivo em que a disciplina é ofertada;
d) Apresentar ao Professor Orientador o Plano de Estágio com todas as informações necessárias antes do início do período de Estágio;
e) Desenvolver as atividades previstas no Plano de Estágio;
f) Apresentar o Relatório Final do Estágio Curricular de Engenharia Civil e demais documentos solicitados no prazo determinado pelo Professor Orientador;
g) Manter atitude ético-profissional no desenvolvimento de todas as atividades.
8. ESTÁGIO DURANTE O INTERCÂMBIO
O estudante que participar de programa de intercâmbio e realizar estágio no exterior poderá solicitar a equivalência da disciplina correspondente ao Estágio Curricular, desde que sejam respeitadas as seguintes condições:
a) apresentar certificado de aprovação no estágio;
b) Relatório Final do estágio.
9. FREQUÊNCIA
Sendo o Estágio Curricular de Engenharia Civil uma disciplina, o estudante deve, além de cumprir a carga horária mínima do estágio (165 horas), participar das atividades obrigatórias definidas pelo Professor Orientador.
Atividades presenciais, quando previstas, serão desenvolvidas em espaços físicos na PUCPR e, eventualmente, fora deles. O Professor Orientador fornecerá aos estudantes um cronograma indicando os encontros com presença obrigatória, para palestras, seminários e reuniões, que complementarão as atividades do estágio.
10. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Os estudantes da disciplina Estágio Curricular de Engenharia Civil deverão executar os seguintes procedimentos para efetivar seu Estágio Curricular:
a) Elaboração do Plano de Estágio pelo Supervisor e estagiário;
b) Encaminhamento do Plano de Estágio e do Documento de Formalização ao Professor Coordenador antes do início do período de supervisão do estágio;
c) Preenchimento dos Relatórios Periódicos;
d) Comparecimento, conforme planejado, às atividades presenciais para avaliação do desenvolvimento dos trabalhos de Estágio;
e) Apresentação do Relatório Final do Estágio Curricular de Engenharia Civil;
f) Entregar, ao final do período de Estágio, ao Professor Coordenador, o conjunto de documentos (Plano de Estágio, Documento de Formalização de Estágio, Relatórios e Ficha de avaliação).
11. REQUISITOS PARA APROVAÇÃO
A aprovação na disciplina de Estágio Curricular de Engenharia Civil tem como requisitos obrigatórios:
a) Documento de formalização e Plano de atividades de Estágio curricular;
b) Integralização das horas de Estágio;
c) Relatório Final das atividades desenvolvidas
d) Apresentação oral ao final do período de Estágio.
e) Avaliação do Supervisor de Estágio
12. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
A nota da disciplina de Estágio Curricular de Engenharia Civil será composta pela soma das pontuações de cada item a ser avaliado, totalizando 10 (dez) pontos, como segue:
a) Documento de formalização de Estágio e Plano de atividades postados no local e prazo previsto – 2,0 (dois) pontos;
b) Relatório Escrito Final a ser postado no local e prazo previsto – 2,0 (dois) pontos;
c) Apresentação Oral por meio de vídeo a ser postado no local e prazo previsto – 1,0 (um) ponto;
d) Avaliação Realizada pelo Supervisor de Estágio, a ser solicitada por e-mail e preenchida em formulário online – 5,0 (cinco) pontos.
Atrasos nas postagens poderão resultar em desconto nas referidas pontuações, à critério do professor da disciplina.