Engenharia Civil | PUCPR

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Manual do Calouro

1.      APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

A partir de um forte núcleo básico, são desenvolvidas competências profissionais distintas, de acordo com a área de atuação que o acadêmico espera seguir. Além disso, a sinergia entre os cursos permite que sejam compartilhadas as disciplinas e os laboratórios disponibilizados pela Escola. O acadêmico também pode customizar sua formação com a escolha de disciplinas eletivas (para aprofundar os seus conhecimentos no seu curso específico) e de disciplinas optativas (para ampliar os seus conhecimentos em outras áreas).

Os cursos têm a qualidade reconhecida pelos dois principais rankings universitários do País – Guia do Estudante e Ranking Universitário Folha – e, também, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Uma ampla rede de parcerias com o setor empresarial e, sobretudo, com outras escolas de engenharia de referência mundial garantem a possibilidade para seus acadêmicos realizarem estágios profissionais e, também, um intercâmbio internacional, com a possibilidade de dupla titulação.

Visando o bem-estar de todos os estudantes, elaboramos este manual com informações importantes para sua vida acadêmica.

LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA POLITÉCNICA NA PUC

A Escola Politécnica possui três blocos: 7, 8 e 9.  A secretaria e coordenações ficam no bloco 9.  Para acessar os blocos da Escola é necessário atravessar a ponte nos fundos da PUC, atrás do bloco verde.

2.      PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

A inserção oficial do estudante na vida acadêmica, desde o ato da matrícula até a expedição do diploma, é orientada por normas que são estabelecidas pela Universidade, seja em seu Regimento Geral ou em normativas estabelecidas pelos Órgãos Superiores.

MATRÍCULA: quando o estudante ingressa na PUCPR, ele confirma sua matrícula com o pagamento da 1ª parcela e entrega da sua documentação.

REMATRÍCULA: a rematrícula é confirmada com o pagamento da 1ª parcela do semestre. Enquanto a rematrícula não for confirmada, o nome do estudante não constará nos diários de registro acadêmico e sua frequência e avaliações indevidamente realizadas não serão computadas. O estudante precisa ter 75% de presença no semestre. Se efetivar a rematrícula num prazo igual ou maior de 25% dos dias letivos, estará automaticamente impossibilitado de cursar o referido semestre, devendo tomar as providências necessárias para o trancamento.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA: o estudante pode solicitar 4 trancamentos de matrícula subsequentes ou intercalados, desde que não ultrapasse 2 anos, ou seja, 4 semestres.

REABERTURA DE MATRÍCULA: para a reabertura é necessário consultar a oferta do período e a existência de vagas. A solicitação de reabertura deve respeitar os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

AJUSTE ACADÊMICO: Durante o período de ajustes acadêmicos, o estudante poderá incluir ou excluir disciplinas montando sua grade, de acordo com os horários e dias disponíveis no semestre. O processo é simples e realizado exclusivamente online, via Portal do Aluno.

Veja o manual com maiores informações sobro o ajuste acadêmico: https://jornada.pucpr.br/jornada/ajustes-academicos/

1.      REGIME DE MATRÍCULA POR DISCIPLINA

Para garantir maior flexibilidade e autonomia acadêmica, os currículos dos cursos de graduação, para os estudantes com ingresso a partir de 2013, apresentam os seguintes elementos:

Sistema de requisitos: Os projetos pedagógicos dos cursos incluíram o sistema de requisitos em suas matrizes curriculares. Cada curso tem uma composição diferente de disciplinas e, consequentemente, de requisitos entre elas.

Pré-Requisito (PR): Uma disciplina é pré-requisito da outra sempre que o conteúdo e as competências desenvolvidas por uma disciplina representem condição fundamental para acompanhar o conteúdo de outra disciplina, exigindo-se a aprovação na primeira para poder cursar a segunda. Veja os exemplos:

Exemplo: Para cursar a disciplina Modelagem Avançada de Sistemas o estudante deve ter sido aprovado na disciplina de Modelagem de Sistemas.

Exemplo hipotético apenas para fins ilustrativos. Sempre consulte a matriz curricular de seu curso.

Requisito Especial (RE): Utilizado para disciplinas que teriam pré-requisito entre semestres subsequentes. Neste caso, o estudante reprovado (somente por nota ou somente por falta) em dada disciplina, deverá estar matriculado na mesma para poder se matricular na subsequente.

Quando a disciplina tiver outro antecedente como requisito especial, a matrícula será permitida apenas nos seguintes casos: a) estudante que reprovou por nota ou por falta na disciplina antecedente; ou b) estudante que obteve média superior a 7,0, porém frequência inferior a 75% na disciplina antecedente.

Na condição de requisito especial, o estudante não pode excluir da matrícula a disciplina antecedente sem excluir a subsequente. É permitido apenas excluir a subsequente ou as duas juntas (respeitados os prazos para ajustes acadêmicos).

Co-Requisito (CO): Duas ou mais disciplinas que devem ser cursadas simultaneamente são classificadas como co-requisitos. Qual a diferença do co-requisitos para o pré-requisito e para o requisito especial? Enquanto no pré-requisito não há possibilidade de matrícula simultânea (é necessário concluir o pré-requisito para avançar) e o requisito especial permite a matrícula ao estudante não aprovado (por algum critério) numa das disciplinas, o Co-Requisito permite apenas que se faça matrícula simultaneamente ou quando já estiver aprovado por dispensa em uma delas.

Exemplo: Modelagem de Sistemas é co-requisitos de Modelagem e Simulação do Mundo Físico, ou seja, Modelagem de Sistemas e Modelagem e Simulação do Mundo Físico devem ser cursadas juntas.

Exemplo hipotético apenas para fins ilustrativos. Sempre consulte a matriz curricular de seu    curso.

Co-Requisito Direcional (CD): Quando há obrigatoriedade de cursar simultaneamente duas ou mais disciplinas ou para cursar uma disciplina, o estudante já deve ter tido aprovação em outra. Qual a diferença do co-requisito para o co-requisito direcional? Enquanto o co-requisito permite apenas que se faça simultaneamente duas ou mais disciplinas, o Co-Requisito direcional permite que se faça simultaneamente ou apenas a disciplina que é Co-Requisito direcional.

Exemplo: Sistemas Industriais é Co-Requisito direcional de Metrologia III, ou seja, pode-se cursar apenas Sistemas Industriais ou Sistemas Industriais e Metrologia III juntas.

Exemplo hipotético apenas para fins ilustrativos. Sempre consulte a matriz curricular de seu curso.

Requisito de Posição (RP): Exigência do cumprimento* prévio de determinado número de créditos, percentual da carga horária ou de determinada carga horária (em horas relógio) para que seja liberada a matrícula em uma disciplina.

Exemplo: Para poder cursar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Psicologia I, o estudante deve ter cumprido o correspondente a 80% da carga horária da matriz curricular do curso.

Exemplo 2: Para poder cursar o Projeto Comunitário, deve ter cumprido o correspondente a 720 horas relógio da matriz curricular.

Exemplo hipotético apenas para fins ilustrativos. Sempre consulte a matriz curricular de seu curso.

* Entende-se por “cumprimento” ter sido aprovado.

2.      TIPOS DE DISCIPLINAS

As matrizes curriculares dos cursos da PUCPR preveem dois tipos de disciplinas: as obrigatórias e as eletivas.

Obrigatórias (O): São as disciplinas de curso obrigatório indicadas na matriz curricular. Ou seja, para a integralização do curso, o estudante deverá, obrigatoriamente, cursar este conjunto de disciplinas.

Eletivas (E): São disciplinas nas quais a carga horária é de curso obrigatório, porém com a possibilidade de escolha dentre um conjunto de disciplinas ofertadas pela coordenação do curso a cada semestre.

As Eletivas podem ser disciplinas específicas ofertadas pelo seu curso ou disciplinas abertas de outros cursos.

Obedecem ao mesmo sistema de requisitos das obrigatórias. Portanto, o estudante sempre deverá verificar quais os requisitos antes de se matricular em uma determinada disciplina eletiva.

Constarão na matriz curricular apenas com o nome “Eletiva”.

Exemplo: Gestão de Marketing pode ser uma disciplina obrigatória para o curso de Administração e, ao mesmo tempo uma das disciplinas Eletivas para outro curso, como Engenharia de Produção ou Engenharia Mecânica.

Exemplo hipotético apenas para fins ilustrativos. Sempre consulte a matriz curricular de seu curso.

3.      INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA SEU DIA A DIA

MINHA PUCPR

O Minha PUCPR é portal da comunidade acadêmica. Você pode acessar de qualquer lugar via internet e nele é possível solicitar documentos e serviços, como: requerimentos, alteração de senhas (biblioteca e rede), consulta de notas e frequências, e-mail da PUCPR, atualização de cadastros, impressão de boleto de pagamento, extrato financeiro, Calendário Acadêmico, documentos (atestado de matrícula, histórico escolar, entre outros).

CARTEIRINHA DE ESTUDANTE

Para ter acesso aos principais serviços e sistemas da PUCPR é imprescindível ter em mãos a sua carteirinha de estudante. Além dos tradicionais descontos em cinemas e eventos culturais, a carteirinha possibilita acesso aos estacionamentos e bibliotecas da PUCPR e empréstimo de livros e outros materiais do acervo da instituição.

Local para retirada: Recepção Bloco 9

Data: a partir de 27/02/2023

4.      CANAIS DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS

SIGA:

O SIGA é uma central de atendimento ao estudante que visa dar suporte nas questões relacionadas à matrículas, mensalidades, reopção de curso, documentação em geral (ex.: emissão de atestados, certidões, históricos), diplomas, bolsas de estudo (PROUNI), financiamento (FIES) e estágios. Você pode escolher a melhor forma para ser atendido:

Presencial: SIGA fica localizado ao lado do bloco Laranja.

Virtual: https://www.pucpr.br/ Canal de relacionamento à disposição 24h por dia, 7 dias por semana com um sistema robotizado e com atendimento online, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Telefônico: Curitiba (41) 3271-1555 (whatsApp)

SECRETARIA DA ESCOLA:

A secretaria da Escola Politécnica realiza o atendimento dos estudantes quanto a atividades relacionadas as Coordenações e assuntos ligados a Escola. Segue abaixo as principais atividades realizadas:

  • Atendimento em geral (estudantes, pais de estudantes, professores);
  • Recebimento e entrega de documentos para a coordenação de curso;
  • Recebimento/entrega de documentos dos estudantes: estágio/atividades complementares e outros;
  • Elaboração de declarações: Horário de aula; Horário de prova; Carta de visita à obra; carta de recomendação para intercâmbio; certificados de ex. militar e eventos em geral, sempre com assinatura da Coordenação do Curso.
  • Divulgação de informações aos estudantes e professores a pedido da coordenação, utilizando meios institucionais (e-mail do curso, edital, telefone);
  • Elaboração de protocolos acadêmicos, são eles: tratamento especial – saúde, tratamento especial – licença maternidade, revisão de exame final, justificativa por falta militar.

Presencial: Localizada na Escola Politécnica – BLOCO 9 – 1° ANDAR | HORÁRIO DE ATENDIMENTO das 07:30 às 21:30. (Do dia 27/02 ao dia 03/02 o atendimento será das 08:00 às 20:00)

Atendimento Virtual: e-mail –  [email protected]

Telefônico: Curitiba (41) 3271-2550.

COORDENADORES:

Os Coordenadores de Curso e do Núcleo Comum das Engenharias são os responsáveis por todo o desenvolvimento dos cursos das Engenharias. Eles estão à disposição para atendimento aos estudantes, dando o suporte a necessidade que o estudante tenha no momento.

Veja abaixo a lista dos Coordenadores:

  • Engenharias Civil e Ambiental – Professoras:     Fabiana Bartalini Von Der Osten ([email protected]) e Joice de Oliveira Petrecca Tomaschitz ([email protected]).
  • Engenharias Elétrica (Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia)

/Eletrônica e Biomédica – Professor: Ricardo Nabhen ([email protected]).

PUC ACOLHE:

O PUC Acolhe é um setor de apoio estudantil dedicado ao acolhimento de todos os acadêmicos da PUCPR com propósito de promover aprendizagem, saúde integral, inclusão, garantia de direitos e proteção social.

Programa Aprendizagem e desenvolvimento

Apoio para enfrentar as dificuldades no processo de aprendizagem, ações de nivelamento (português, matemática, física e química) e desenvolvimento de hábitos, estratégias de estudos, aprimoramento de habilidades e competências acadêmicas.

Programa Saúde Integral

Acolhimento, promoção e prevenção de todas as dimensões de saúde da comunidade acadêmica: saúde física, saúde mental e bem-estar.

Programa Inclusão e Diversidade

Acolhimento às diferenças étnico-raciais, de gênero, socioeconômicas, geracionais, culturais, religiosas e identitárias. Atendimento educacional especializado aos estudantes com necessidades educativas especiais e ações coletivas de formação, sensibilização e conscientização.

Programa Garantia de Direitos e Proteção Social

Garantia de um ambiente seguro e saudável, apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade, promoção da defesa de direitos e deveres da comunidade acadêmica.

Fale conosco

Presencial: 2º andar da Biblioteca Central

Virtual: e-mail – [email protected]  | Redes sociais: @pucpracolhe

Telefônico: (41) 99137-1014 (WhatsApp)| (41) 3271-2177 |

5.      BIBLIOTECA

Espaço privilegiado com todos os recursos necessários para estudar e aprender. Os quatro Campus da Universidade possuem Bibliotecas com um vasto acervo composto por livros, periódicos, e-books, vídeos e outros meios de informação, nas mais variadas áreas do conhecimento. Além do acervo físico, a PUCPR disponibiliza bases de dados mutidisciplinares digitais que podem ser acessados onde você estiver e sempre que precisar.

Dentre os serviços estão: catalogação de livros, periódicos e multimeios, aquisição de materiais, empréstimo, devolução e reserva de materiais, malote entre biblioteca do SIBI/PUCPR, pesquisa e recuperação do acervo, emissão de relatórios de apoio, controle de acesso aos ambientes internos das bibliotecas, empréstimo de cabines e empréstimo de computadores para trabalho de  digitação.

O acesso a Biblioteca, empréstimo, devolução e reserva de materiais e utilização das cabines para estudo somente poderá ser feito mediante a apresentação da identidade estudantil     ou funcional da PUCPR.

Horários regularesSegunda a sextaSábado
Biblioteca Central7h às 22h558h às 17h55

Biblioteca Online: www.pucpr.br – acesse: Biblioteca on-line. Toda a biblioteca on-line está disponível mediante login e senha do aluno.

Telefônico: (41)3271-1667 Empréstimos e Devoluções: (41) 3271-2184 e (41) 3271-1735

Clube do Livro on-line: – via Blackboard todas as terças-feiras às 17h.

Os estudantes podem saber um pouco mais sobre a Biblioteca e tirar dúvidas através do link: https://www.pucpr.br/biblioteca/

Assista o vídeo para conhecer um pouco a BIBLIOTECA CENTRAL: https://youtu.be/1XqqcCz1J1I

6.      LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

Os laboratórios de informática foram criados com o intuito de realizar as aulas práticas dos cursos de graduação, tecnólogo, técnico e pós-graduação (lato e stricto senso) e estão à disposição para utilização dos discentes e docentes, para realização de trabalhos e pesquisas acadêmicas.

* Todos os laboratórios possuem bancadas, cadeiras, quadro branco, projetor multimídia, tela para projeção, ventilador ou ar condicionado e os computadores possuem acesso à intranet e internet via infraestrutura de rede cabeada.

USUÁRIOS:

São usuários dos laboratórios de informática os estudantes, professores e colaboradores da PUCPR e/ou público externo devidamente autorizado.

ACESSO:

Os laboratórios são disponibilizados para aulas práticas ou realização de trabalhos/pesquisas acadêmicas. Para utilizar os computadores, todos os usuários deverão acessar uma conta de login. Caso o usuário não possua acesso ou não lembre a senha, poderá comparecer à Central de Atendimento dos laboratórios (localizado em cada bloco). Somente será realizada alteração da senha mediante apresentação de documento e crachá de identificação (estudante, professor ou colaborador).

7.      ENSALAMENTO/HORÁRIOS

O Magister/ensalamento é uma ferramenta virtual na qual traz todas informações de horário das disciplinas, turmas e salas de aulas da Escola Politécnica. O estudante poderá pesquisar as informações sobre seus horários e ensalamento através dessa ferramenta. Não há necessidade de fazer login.

O acesso ao ambiente é feito pelo: https://magister.pucpr.br/ensalamento

Acesse o site: magister.pucpr.br/ensalamento

Clique em Câmpus Curitiba.

Selecione a opção Politécnica.

Escola a sua turma, conforme indicado no sistema PRIME/Webaluno.

Observe sua grade horária e seu ensalamento:

Identificando o horário e ensalamento da disciplina ESPECÍFICA DO CURSO, conforme lista abaixo:

Engenharia Biomédica – Anatomia Humana

Engenharia Civil – Engenharia Civil na Prática

Engenharia Mecânica – Introdução à Engenharia Mecânica

Engenharia Química – Introdução à Engenharia Química

Engenharia de Produção – Introdução à Engenharia de Produção

Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica – Eletricidade Instrumental


7.1 Verifique na grade horária do seu WEBALUNO em qual turma está matriculado:

Para a disciplina de Eletricidade Instrumental, alguns cursos foram unificados para otimização dos horários. Assim, conforme esta organização existe a possibilidade de você estar alocado em um curso diferente da sua escolha mas o conteúdo ministrado é o mesmo em todos os cursos.


CEBI – Engenharia Biomédica                              CEEE – Engenharia Elétrica

CECV – Engenharia Civil                                        CEMC – Engenharia Mecânica

CECP – Engenharia de Computação                   CEMT – Engenharia Mecatrônica
CEPD – Engenharia de Produção                         CQUE – Engenharia Química

Considerando um outro exemplo, caso a sigla seja CEPD significa Engenharia de Produção, assim conforme figura abaixo selecione Engenharia de Produção – 1º Período / Turma: U.

Após seleção, conforme figura abaixo, o magister informa apenas o ensalamento da disciplina específica do curso.

8.      AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

A PUCPR acredita que é fundamental proporcionar meios para a interação entre professores e estudantes, a qualquer hora e lugar. Por isso, utiliza um ambiente virtual de aprendizagem no qual você, seus colegas de turma e professores ficam conectados dentro e fora de sala de aula. O acesso ao ambiente é feito pelo: https://www.pucpr.br/ava

No ambiente, a construção do conhecimento é proporcionada por meio de web conferências, avaliações on-line e ferramentas de interação, como fóruns e elaboração coletiva de textos, tudo isso pelo seu computador, tablet ou smartphone. Toda a interface está planejada para propiciar acesso rápido às informações e conteúdos das disciplinas, entregar trabalhos e consultar prazos.

Acesse o AVA, com seu e-mail institucional e senha de rede, e explore as possibilidades de um ambiente virtual de aprendizagem presente nas melhores e maiores universidades do mundo.

Tutorial para utilização – Primeiros Passos: https://static.pucpr.br/pucpr/2022/01/tutorial-para- acesso-de-estudantes.pdf?_ga=2.11291069.808517434.1645528121-489722288.1560792218

9.      ENSINO E APRENDIZAGEM

NIVELAMENTO:

O nivelamento é uma atividade do Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento do PUC Acolhe. As atividades são conduzidas por docentes de língua portuguesa, matemática, química e física. O programa tem como objetivo apoiar os estudantes em conteúdos da educação básica e pré-requisitos das disciplinas da graduação. Os estudantes cumprem programas de estudos individualizados, elaborados a partir de um diagnóstico personalizado de sua situação inicial de aprendizagem, que identifica os saberes que precisam ser desenvolvidos. Acompanhe a programação do PUC Acolhe.

PROGRAMA DE MONITORIAS:

Os monitores formam um time de apoio aos estudos dentro e fora da sala de aula, com resultados muito positivos sobre a aprendizagem e sobre a disseminação de técnicas de estudo. Para que uma disciplina tenha monitoria, os professores redigem um projeto que apresenta as necessidades acadêmicas da disciplina. Esses projetos são avaliados semestralmente por uma Comissão, sendo os melhores contemplados com uma bolsa. As monitorias funcionam de março a julho no primeiro semestre, e de agosto a dezembro no segundo. Todo o semestre é divulgado um edital pelo Portal da PUC com a relação dos projetos aprovados.

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE):

O ENADE é uma etapa muito importante no ensino superior. O esforço que você dedica hoje volta para você como um reconhecimento no futuro: qualifica o seu currículo e aumenta suas chances no mercado de trabalho. E além disso, o seu destaque traz reconhecimento para o seu curso e sua universidade, valorizando a formação de seus colegas. O ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – é uma prova realizada a cada três anos com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em conhecimentos gerais e conteúdos específicos de cada curso. Essa avaliação é realizada com os       estudantes que estão concluindo os cursos.

10.  BOLSAS E FINANCIAMENTOS

Investir em sonhos que transformam: essa é uma daquelas escolhas das quais a PUCPR não abre mão. Temos um compromisso com aqueles que sonham e apostamos na educação porque ela produz novas histórias, transforma pessoas e contribui com uma sociedade cada vez mais colaborativa. É por isso que oferecemos bolsas de estudos e financiamentos educacionais aos nossos estudantes, abrindo caminho para que tenham acesso e permanência no Ensino Superior.

Dentre as bolsas e financiamento se destacam os programas FIES e PROUNI que pertencem ao Ministério da Educação e objetivam contribuir para o acesso ao ensino superior por meio da concessão de bolsas e financiamentos específicos para estudantes que atendem aos requisitos definidos pelo Governo Federal.

FIES:

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o Estudante que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM a partir da edição de 2010, obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);
  • Possuir renda familiar mensal bruta per capita conforme definido pelo Ministério da Educação.

Para saber mais sobre o FIES, acesse https://sisfiesportal.mec.gov.br/

PROUNI:

O PROUNI é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Você pode ser um dos contemplados com a bolsa de estudos do PROUNI, com 100% ou 50% de bolsa até o final do seu curso, desde que ingresse pelo PROUNI e atenda semestralmente às regras de aproveitamento acadêmico determinadas pelo MEC.

Podem se inscrever no PROUNI os candidatos que não possuem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem do ano anterior e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame, e nota acima de zero na redação. Para saber mais sobre o PROUNI, acesse https://acessounico.mec.gov.br/prouni.

Agora que você conhece o nosso programa de Bolsas e Financiamentos, já está pronto para participar do processo de seleção. Se desejar ainda mais detalhes sobre como dar os próximos passos, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento. Nossos atendentes podem tirar as suas dúvidas e responder questões sobre procedimentos acadêmicos e financeiros. Telefone: (41) 3271-1555.

11.  PUC CARREIRAS

O PUC Carreiras é um setor exclusivo para atender todas as demandas de estágios, empregos e empreendedorismo dos estudantes da PUCPR e do mercado.

Tem como principal objetivo prestar todo o suporte para estudantes e egressos para o planejamento e autogerenciamento de carreira, o que reflete em maior sucesso na vida pessoal e profissional. A área busca continuamente parcerias com empresas renomadas, que garantem o acesso rápido às oportunidades e tendências do mercado de trabalho.

O Núcleo de Estágios, integrado ao PUC Carreiras, tem como objetivo garantir que os alunos da PUCPR estejam em sintonia com a legislação atual que exige o estágio como aprendizagem e complementação pedagógica.

No Portal do PUC Carreiras disponibilizamos vagas, documentos para estágios, área exclusiva para o cadastro de vagas e para consulta de currículos pelas empresas.

Atendimento:

| Serviços de Carreira

Atendimento pessoal: Segunda a sexta, das 9h às 17h (preferencialmente com horário agendado) Local: Térreo do prédio Administrativo

E-mail: [email protected] Telefones: (41) 3271-1130 ou 3271-2664

| Estágios

Atendimento pessoal: Segunda a sexta, das 9h às 19h30 Local: Térreo do prédio Administrativo

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3271-2255, 3271-2220 ou 3271-1151

12.  EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

A experiência internacional agrega um grande diferencial ao currículo. A PUCPR tem orgulho em poder oferecer esta vivência aos seus estudantes. Um estudante que tem contato com um ambiente internacional, seja através de um programa de intercâmbio ou de ações de internacionalização “em casa”, como o Global Classes e o Buddy Program, torna-se um profissional de visão global.

Isso ocorre graças ao contato com diferentes realidades, formas de ensino e tecnologias. Além disso, a exposição internacional cria a oportunidade de troca de experiências e conhecimento, além da criação de um networking multicultural. Empresas do mundo todo procuram profissionais com um perfil internacionalizado; a PUCPR quer fazer parte desse processo de formação de seus estudantes.

Para maiores informações sobre Experiência Internacional consulte o link: https://www.pucpr.br/estudante/graduacao/experiencia-internacional/

13.  PREMIAÇÃO ACADÊMICA

O Prêmio Marcelino Champagnat é um reconhecimento do Mérito Acadêmico e é parte integrante da Colação de Grau. É concedido ao estudante de cada curso que obtiver o melhor desempenho acadêmico, segundo os seguintes critérios (RESOLUÇÃO N. 1706/962015 –CONSEPECUR):

  1. Ingressar na PUCPR a partir do Concurso Vestibular desta IES ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
  2. Concluir, integralmente, o currículo pleno previsto para cada curso, na PUCPR, sem ter tido: reprovação, dependências ou reopção de curso; sendo assegurado, porém, o direito de participação a estudantes com mudança de turno ou de Câmpus.
  3. Não tenha processo administrativo ou judicial de qualquer natureza, bem como sofrido advertência ou outra penalidade, procedente da hierarquia universitária.
  4. Obtiver a maior nota, a partir da média aritmética ponderada das suas notas pela carga horária, verificada no histórico escolar.
  5. Escolher entre um Curso de Especialização, um Curso de Mestrado ou um Curso de Doutorado, no percentual de 100% (cem por cento).
  6. Estudantes que participem do programa de intercâmbio poderão concorrer ao prêmio, desde que a Instituição de Ensino Superior seja conveniada à PUCPR.
  7. Só será permitida a participação dos estudantes matriculados que tenham efetuado trancamento de matrícula e reabertura de seu curso dentro dos prazos previstos no regimento interno da PUCPR.
  8. Não será permitida a transferência do benefício entre cursos Lato Sensu e Stricto Sensu.
  9. Fica estabelecido o prazo de 02 (dois) anos, a partir da data de colação de grau, para que os contemplados obtenham aprovação no processo de seleção para curso Lato Sensu e o prazo de 05 (cinco) anos para curso Stricto Sensu.

Saiba mais:

https://www.pucpr.br/estudante/graduacao/assuntos-academicos-e-financeiros/procedimentos- academicos/

14.  SERVIÇO DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS MÉDICAS

O Serviço de Urgências e Emergências Médicas da PUCPR oferece atendimento aos estudantes, professores, colaboradores e visitantes em casos de urgência e emergência, tais como:

  • Desmaios ou alteração da consciência (mal-estar / mal súbito).
  • Sinais potencialmente graves (dor torácica, cefaleia intensa ou falta de ar).
  • Alteração de dados vitais (pressão elevada, taquicardias e febre).
  • Acidentes com traumatismos.
  • Cuidados de enfermagem (aferição da pressão arterial e curativos).

Horário de funcionamento: Segunda a sexta feira: 7 às 23h.

Em caso de emergência ligue: (41) 3271-1550 | Celular: (41) 99911-7862

Você pode ainda se dirigir diretamente à unidade:

Presencial: Campus Curitiba – Bloco 2 – Azul – Térreo, próximo à Praça de Alimentação.

A Universidade possui cobertura de “Área Protegida” por empresa especializada em serviço de remoção com UTI móvel, com profissionais especializados e equipamentos de última geração para atendimentos de urgências e emergências 24 horas.

Em caso de emergência fora de horário de atendimento do SUEM ligue: (41) 3271 1209.

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