No dia 23 de fevereiro de 2022, o estudante João Gabriel de Souza defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “Automatização do cálculo de vigas de betão armado com auxílio de programação orientada a objetos”. O trabalho foi orientado pelo prof. Dr. Miguel Ângelo Dias Azenha da Universidade do Minho e co-orientada pelo prof. Dr. Ricardo José Bertin da PUCPR.
Participaram ainda da banca a profª Dra. Lígia Maria Marques Oliveira Torres Silva, como presidente da banca e o Dr. Hélder Manuel Silva Sousa, como avaliador externo.
Assim se expressa João Gabriel sobre a conquista: “Foi um desafio muito grande juntar tecnologia e programação com a engenharia estrutural, além do perfil escolhido ser considerado o mais difícil pelos próprios alunos da universidade. Vários colegas quando ouviam sobre o tema de dissertação que eu estava trabalhando ficavam assustados por trazer conceitos de outras áreas como ciência da computação”.
Sobre a experiência internacional e o futuro profissional, João Gabriel afirma “Foi um amadurecimento pessoal e profissional valioso. A experiência de morar em um país diferente, estudar numa universidade estrangeira e passar por todos os desafios desde a adaptação à cultura e modelo de ensino até a questão de ensino EAD e posteriormente hibrido por conta da pandemia me fez ver a minha enorme capacidade de superar desafios. Com o eixo escolhido e a dissertação pude ver muita coisa dentro da engenharia civil que ainda pode ser explorada envolvendo tecnologia. Pude ainda ver a diferença entre várias abordagens de problemas de engenharia lá fora que são diferentes das nossas”
Conselho para futuros intercambistas
A título de conselho para quem está pretendendo fazer dupla-diplomação, João diz “É a melhor escolha que você pode fazer. Aproveitar que é jovem e tem essa oportunidade. Não deixar medo ou preguiça te parar. Tive outros colegas que poderiam ter aceitado esse desafio lá atrás e hoje se arrependem. Várias dificuldades vêm, mas quanto mais difícil forem, maior é o crescimento”
Por último João deixa suas considerações sobre a experiência “Fico muito grato à ambas as universidades pela oportunidade. Agradeço aos meus familiares e amigos pelo suporte e aos meus dois orientadores por me guiar nessa etapa final com a dissertação.
A Coordenação da curso de Engenharia Civil reafirma a importância da experiência internacional e parabeniza João Gabriel pela brilhante conquista.
Parabéns meu filho, que Deus sempre ilumine vc viu, sucesso sempre. Bjus papai que muito ti ama
Parabéns pela sua conquista filho, que Deus sempre ti ilumine com muita saúde paz e sucesso. Bjus papai que muito ti ama