Engenharia Civil | PUCPR

Notícias

Mais um estudante e Engenharia Civil conquista destaque internacional com dupla diplomação pela PUCPR e Universidade do Minho, em Portugal

No dia 23 de fevereiro de 2022, o estudante João Gabriel de Souza defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “Automatização do cálculo de vigas de betão armado com auxílio de programação orientada a objetos”. O trabalho foi orientado pelo prof. Dr. Miguel Ângelo Dias Azenha da Universidade do Minho e co-orientada pelo prof. Dr. Ricardo José Bertin da PUCPR.

Participaram ainda da banca a profª Dra. Lígia Maria Marques Oliveira Torres Silva, como presidente da banca e o Dr. Hélder Manuel Silva Sousa, como avaliador externo.

Assim se expressa João Gabriel sobre a conquista: “Foi um desafio muito grande juntar tecnologia e programação com a engenharia estrutural, além do perfil escolhido ser considerado o mais difícil pelos próprios alunos da universidade. Vários colegas quando ouviam sobre o tema de dissertação que eu estava trabalhando ficavam assustados por trazer conceitos de outras áreas como ciência da computação”.

Sobre a experiência internacional e o futuro profissional, João Gabriel afirma “Foi um amadurecimento pessoal e profissional valioso. A experiência de morar em um país diferente, estudar numa universidade estrangeira e passar por todos os desafios desde a adaptação à cultura e modelo de ensino até a questão de ensino EAD e posteriormente hibrido por conta da pandemia me fez ver a minha enorme capacidade de superar desafios. Com o eixo escolhido e a dissertação pude ver muita coisa dentro da engenharia civil que ainda pode ser explorada envolvendo tecnologia. Pude ainda ver a diferença entre várias abordagens de problemas de engenharia lá fora que são diferentes das nossas”

Conselho para futuros intercambistas

A título de conselho para quem está pretendendo fazer dupla-diplomação, João diz “É a melhor escolha que você pode fazer. Aproveitar que é jovem e tem essa oportunidade. Não deixar medo ou preguiça te parar. Tive outros colegas que poderiam ter aceitado esse desafio lá atrás e hoje se arrependem. Várias dificuldades vêm, mas quanto mais difícil forem, maior é o crescimento”

Por último João deixa suas considerações sobre a experiência “Fico muito grato à ambas as universidades pela oportunidade. Agradeço aos meus familiares e amigos pelo suporte e aos meus dois orientadores por me guiar nessa etapa final com a dissertação.

A Coordenação da curso de Engenharia Civil reafirma a importância da experiência internacional e parabeniza João Gabriel pela brilhante conquista.