Engenharia de Software | PUCPR

Fala do professor

Conferência de Engenharia de Software

O CIbSE (Congresso Ibero-Americana de Engenharia de Software) é um evento que reúne pesquisadores do mundo todo para discutir pesquisas em Engenharia de Software. Este ano a conferência está sendo realizada em Montevideo e no ano que vem, ela será sediada aqui na PUCPR. Será uma excelente oportunidade para todos os estudantes de Engenharia de Software terem contato com os avanços da Engenharia de Software.

A professora Sheila Reinehr, do PPGIa, está em Montevideo no CIbSE 2023 e nos conta sobre a palestra da keynote speaker Ipek Ozkaya, intitulada I-Augmented Software Development: Opportunities and Implications. A pesquisadora da Carnegie Mellon University (CMU) falou sobre os diversos usos da Inteligência Artificial para a melhoria da qualidade de software.

Foram discutidas diversas ferramentas como ChatGPT, Llama, Alpaca, Alexa, Kosmos-1 etc. Algumas das pesquisas que estão sendo conduzidas na CMU utilizando a Inteligência Artificial da Engenharia de Software, especificamente no Software Engineering Institute (SEI), estão relacionadas à compreensão da Dívida Técnica, refatoração de sistemas de larga escala e conformidade arquitetural.