Engenharia de Software | PUCPR

Fala do professor

Workshop Kanban na prática

No dia 09/05/2023, os alunos da disciplina de Métodos Ágeis do curso de Bacharelado em Engenharia de Software da PUCPR tiveram a oportunidade de participar de um workshop exclusivo sobre Kanban na prática, organizado pela Professora Aline Bampi. O evento contou com participação de Alexandre de Carli, Líder de Agilidade na Softfocus, empresa referência em agilidade e inovação para instituições financeiras do agronegócio, que também é certificado em Kanban pela Kanban University.

Durante o workshop, os alunos tiveram uma experiência enriquecedora, aprofundando seus conhecimentos sobre o Kanban e vivenciando sua aplicação na prática de forma dinâmica e envolvente. Alexandre de Carli compartilhou sua vasta experiência no campo do Kanban, utilizando simulações de 60 dias de trabalho de ambiente real de desenvolvimento e apresentando exemplos valiosos de implementação eficaz em projetos de software e outras áreas.

Através das atividades práticas do workshop, os alunos puderam compreender melhor como o Kanban otimiza o fluxo de trabalho, promove a colaboração entre equipes, melhora a visibilidade do andamento do projeto, maximiza a eficiência na entrega de software. Eles aplicaram métricas adequadas, visualizaram o progresso dos projetos em quadros Kanban e enfrentaram desafios como restrições de tempo, gargalos de trabalho e impedimentos, evidênciando a importância da comunicação, refletindo sobre as melhores práticas para obter resultados superiores.

Essa experiência única proporcionou uma conexão direta entre a teoria e a prática, mostrando aos participantes como o Kanban pode ser aplicado de forma eficaz e trazer benefícios reais para o desenvolvimento de software e para a outras áreas. A combinação do conhecimento teórico transmitido pela Professora Aline Bampi, a expertise prática de Alexandre de Carli e a influência do compartilhamento de conhecimentos da formação interna em agilidade da Softfocus adicionaram um valor significativo à experiência. Isso certamente contribuirá para o sucesso dos alunos em suas jornadas profissionais.O material do workshop também está disponível para download (aqui) para todos aqueles que desejam reaplicar em suas equipes. Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho da Softfocus e como transformam a vida das pessoas com tecnologia, inovação e agilidade, os contatos estão disponíveis no material do workshop.