Engenharia de Software | PUCPR

Conheça o trabalho de PIBIC da aluna Giulia Carvalho Silva

Nos ambientes de aprendizagem, conhecidos como ateliês ou estúdios de software, os estudantes são apresentados a um problema (desafio), trabalham individualmente ou em grupo para resolvê-lo e submetem o trabalho a revisões críticas formais e informais. Pesquisas mostram que os estudantes desenvolvem habilidades técnicas e pessoais (soft skills) nestes ambientes, favorecidos pelo uso do método Challenge Based Learning (CBL). No entanto, no ano de 2020, dados os desafios apresentados pela pandemia da COVID-19 e a necessidade do distanciamento social, as atividades dos ateliês de software foram migradas para o que ficou conhecido como ensino emergencial remoto. Objetivo: Compreender os efeitos do uso do CBL como método motivador no ensino e aprendizagem de desenvolvimento de APPs em um ateliê de software operando de forma remota emergencial. Materiais e métodos: O método de pesquisa foi o estudo de caso, baseado em entrevistas semiestruturadas conduzidas com 13 participantes. Os dados coletados foram transcritos, codificados de forma inicial e axial e analisados utilizando a ferramenta Atlas.ti. Resultados: Os resultados apontam que, mesmo operando no modelo remoto emergencial, o CBL apresentou resultados relevantes, sob a perspectiva dos estudantes, orientando as etapas do desenvolvimento de trabalhos, promovendo a pesquisa e a resolução de problemas, apoiando no gerenciamento de tempo e promovendo o trabalho em equipe. Quando os estudantes comparam a experiência neste ambiente com as aulas nos seus respectivos cursos de graduação, nas diferentes universidades, ressaltam o quanto a motivação é diferente e o quanto a aprendizagem é maior e melhor neste ambiente. Conclusão: Pode-se concluir que os resultados positivos obtidos com o uso do método CBL, operando no modelo remoto emergencial, ocorreram devido a alguns fatores, entre os quais, a eficácia do método, a garantia da manutenção dos princípios do CBL, as ferramentas adaptadas que possibilitaram a colaboração entre os participantes e a dedicação dos responsáveis pela organização das atividades.”

Toda equipe de professores do bacharelado em Engenharia de Software parabeniza a Giulia pelo resultado obitido !