Engenharia de Software | PUCPR

Conheça o trabalho de PIBIC do aluno Alessandro Schmidt

O crescimento do mercado de dispositivos móveis cria uma forte demanda por uma formação sólida de desenvolvedores de aplicativos (apps), incluindo aspectos técnicos e comportamentais, o que impõe um grande desafio para as instituições de ensino. Esse desafio foi ainda maior durante o período de ensino remoto devido à COVID-19. O objetivo deste trabalho foi compreender a relevância da prática reflexiva no ensino e aprendizagem de desenvolvimento de apps em um ateliê de software operando em forma remota emergencial. O método usado foi o estudo de caso, apoiado por entrevistas semiestruturadas com 10 estudantes, em dois ciclos. Os dados coletados foram analisados por meio das codificações aberta e axial da Grounded Theory, com o apoio da ferramenta Atlas.ti. Os resultados dos dois ciclos de pesquisa indicam que a prática reflexiva, utilizada em todas as suas dimensões em um ateliê de software no qual se utiliza o Challenge Based Learning, impacta positivamente no aprendizado de competências técnicas (hard skills) tais como programação em SWIFT, padrões de projeto e arquitetura de software, e competências comportamentais (soft skills) como storytelling, comunicação e colaboração, independentemente do modelo em que o Ateliê de software se encontre (presencial ou remoto).

O presente trabalho também foi premiado no evento!

Parabéns ao Alessandro pela dedicação e empenho nos estudos.