Engenharia de Software | PUCPR

Conheça o trabalho de PIBIC do aluno Vitor Bianchini

Com a necessidade de fornecer uma formação completa na área de desenvolvimento de apps (aplicativos para dispositivos móveis), a PUCPR em parceria com Apple, implementou o projeto denominado Apple Developer Academy, que opera no formato de Ateliê de Software. Devido à pandemia da COVID 19, este ambiente também precisou de adaptar para o formato remoto emergencial. Considerando que o método utilizado se baseia fortemente em desafios resolvidos em grupo, é possível que a mudança para o trabalho remoto tenha causado impactos nos resultados do trabalho colaborativo. Objetivos: Compreender os desafios do trabalho colaborativo no ensino e aprendizagem em um Ateliê de Software operando de forma remota emergencial. Materiais e Método: O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, baseando-se em entrevistas semiestruturadas. Foram conduzidas 11 entrevistas com estudantes que participaram inicialmente do formato remoto emergencial (ano de 2021). Posteriormente, foram transcritas e analisadas as informações obtidas utilizando a ferramenta Atlas.ti e os procedimentos de codificação da Grounded Theory. Resultados: O estudo identificou diversos desafios enfrentados pelos alunos que frequentam o Ateliê de Software, como problemas de infraestrutura de rede e dentre outros. Também, demostrou ótimos resultados relacionados ao uso de novas ferramentas para o desenvolvimento de apps, como também a possibilidade de desenvolvimento fora do horário do curso, além de auxiliar no contato entre as turmas de turnos diferentes. Considerações Finais: O modelo remoto emergencial ajudou os alunos a continuar suas atividades, adaptando-as para serem realizadas de forma a distância e síncrona entre os estudantes. Apesar de alguns desafios, o modelo remoto demostrou ser capaz de desenvolver as habilidades planejadas inicialmente.”

Parabéns ao Vitor Bianchini por toda dedicação e empenho nos estudos !