Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Vida Universitária

5 motivos para fazer intercâmbio na graduação

Realizar um intercâmbio na graduação é uma experiência enriquecedora que vai muito além das aulas. É uma oportunidade única de explorar novas culturas, ampliar horizontes e, ao mesmo tempo, aprender e desenvolver novas habilidades.

Por isso, separamos cinco motivos convincentes para você embarcar nessa jornada.

Conhecimento acadêmico internacional

Um intercâmbio acadêmico oferece acesso a diferentes sistemas educacionais, metodologias de ensino e abordagens de aprendizagem. Essa diversidade de experiências acadêmicas irá enriquecer sua bagagem de conhecimento e prepará-lo para enfrentar desafios em um ambiente internacional.

Aprender ou praticar um novo Idioma

O intercâmbio representa uma das abordagens mais eficazes para dominar um novo idioma ou aprimorar habilidades linguísticas já existentes. Isso se deve ao ambiente imersivo que permite que os estudantes pratiquem o idioma diariamente, interagindo com falantes nativos e enfrentando situações reais de comunicação. Ao se expor constantemente à escuta e à fala do idioma, os intercambistas familiarizam-se com a gramática e o vocabulário, ao mesmo tempo em que refinam sua pronúncia e entonação.

Ampliação de compreensão do mundo

Imersão em uma nova cultura é uma das experiências mais marcantes de um intercâmbio acadêmico. Desde a culinária até as tradições locais, você terá a chance de vivenciar o dia a dia de um país e conhecer contextos diferentes.

Ao mergulhar em uma nova cultura, você automaticamente amplia sua compreensão do mundo. Enxergar a realidade por diferentes perspectivas é essencial para desenvolver empatia e tolerância, habilidades cruciais em um mundo cada vez mais globalizado.

Crescimento profissional

Além de aprimorar suas habilidades acadêmicas, um intercâmbio também impulsiona seu crescimento profissional. A exposição a novas culturas e ambientes de aprendizagem o tornará mais adaptável, comunicativo e colaborativo – qualidades valorizadas por empregadores em todo o mundo e ainda mais nas áreas de Medicina e Ciências da Vida.

Sem falar, do diferencial no seu currículo. Além de aumentar as possibilidades de se destacar profissionalmente aqui no Brasil, as chances de você conseguir uma carreira profissional internacional também são maiores. Visto que muitos países estão com uma alta demanda de profissionais qualificados.

Desenvolvimento de novos objetivos e visões pessoais

Por fim, um intercâmbio é uma jornada de autodescoberta. Você terá a oportunidade de refletir sobre seus valores, metas e aspirações pessoais, resultando no desenvolvimento de novos objetivos e visões de futuro. Essa experiência transformadora moldará sua identidade de maneiras que você jamais imaginou.

Agora que você já tem razões suficientes para embarcar nessa viagem, que tal saber um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbio acadêmico na PUCPR? Acesse a página de Internacionalização e escolha o seu próximo destino: