Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

Como estudar Teologia em outro país no Mestrado e Doutorado?

Confira a jornada internacional de Amanda, doutoranda em Teologia na EEH

Você tem o desejo de conhecer outros países enquanto participa de pesquisas ou apresenta trabalhos em congressos, workshops, palestras? Gosta de explorar o mundo e conhecer tudo que existe de novidade na área acadêmica? Aqui na PUCPR é possível realizar esse sonho, principalmente durante o Mestrado ou Doutorado, com a apresentação de artigos em eventos internacionais.

Amanda Vicentini fez intercâmbio no Mestrado e Doutorado e participou de eventos fora do país, como representante da PUCPR.

Da Teologia ao Mundo

Em abril deste ano, Amanda teve a chance de participar, de um workshop promovido pela International Research Network for the Study of Science and Belief in Society (INSBS), financiado pela Templeton Foundation, em Birmingham, Inglaterra. Esse evento teve como objetivo preparar e auxiliar jovens pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa, na busca por financiamento e na criação de podcasts acadêmicos (para engajamento do público geral).

“Essas experiências internacionais são muito enriquecedoras, é algo com que aprendo muito e me sinto envolvida em uma rede global de interações, de pesquisa. É importante se conectar com outras pessoas, outros modos de pensar, sempre algo muito instigante e espero trazer as contribuições internacionais para a PUCPR. Vejo que a Universidade tem buscado muito esse contato internacional e de que forma também posso contribuir, seja produzindo um projeto de pesquisa ou aplicando ele para algum tipo de financiamento para essas organizações internacionais” conta Amanda.

Além do Workshop, a doutoranda teve outras experiências internacionais com o PPGT, como seu intercâmbio no Mestrado e no Doutorado, no total de um ano e meio, para Katholische Privat-Universität Linz, Áustria, Universidade parceira do Programa. Os estudos se voltam para os fundamentos e tradições da religião cristã, possibilitando a reflexão sobre a fé e conduz ao diálogo acerca dos desafios sociais do presente.

Durante o seu intercâmbio de doutorado, o qual foi incentivada a participar por seu orientador da PUCPR professor doutor Rudolf von Sinner, Amanda teve oportunidade de ser orientada pelo professor doutor Michael von Brück, onde foi incentivada a estudar Hildegard de Bingen, uma doutora da igreja católica, considerada uma “profeta verde” pela sua teologia centrada na terra, nas plantas.

Próximos passos

Atualmente Amanda é secretária da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), que tem como um de seus objetivos incentivar e apoiar o ensino e a pesquisa no campo da Teologia e das Ciências da Religião.

Esse foi só o início de 2024 para Amanda. Ela viverá ainda mais duas experiências em eventos internacionais: a Conferência Anual da International Research Network for the Study of Science and Belief in Society, na Alemanha e o “Encontro das Águas”, evento da Repam – Rede Eclesial Pan-Amazônica, em Castanhal no Pará.

Caso você se interesse por experiências internacionais ou pelos depoimentos de estudantes, o blog da Escola de Educação e Humanidades sempre traz conteúdos sobre isso.