Em 6 de maio comemoramos, no Brasil, o dia nacional da Matemática. Além de promover o estudo e a compreensão da disciplina, essa data também busca reconhecer a importância da Matemática na sociedade, tendo como principal objetivo incentivar a mobilização de escolas, professores e estudantes para a prática de atividades que a coloquem como protagonista nos processos de ensino e aprendizagem.
A escolha da data não é por acaso. Ela foi selecionada em homenagem ao renomado matemático brasileiro Julio César de Mello e Souza (1895-1974), mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan. Nascido nesse dia, Malba Tahan é lembrado não apenas por suas contribuições para a Matemática, mas também por sua capacidade única de tornar acessíveis e interessantes conceitos matemáticos complexos.
Durante o dia nacional da Matemática, uma variedade de atividades e eventos é realizada nas escolas brasileiras. Isso inclui workshops, palestras, competições, exposições e concursos de charadas e quebra-cabeças matemáticos. Essas atividades não apenas celebram a Matemática, mas também incentivam a participação e o interesse dos(as) estudantes, promovendo assim a educação matemática de maneira lúdica e dinâmica.
Agora que você já conhece os motivos que levam a essa comemoração, vamos aproveitar este dia para nos desafiar e resolver algumas charadas? Essa atividade pode ser extremamente benéfica por várias razões: além de ser divertida, ela promove o desenvolvimento do pensamento lógico e analítico, ajudando a reforçar conceitos matemáticos básicos e avançados. Essa prática também estimula a criatividade e a inovação, já que algumas charadas exigem soluções não convencionais.
Vamos lá?
Charada 1: Entrei em uma van com 8 passageiros. Pouco depois, 3 pessoas desceram e duas entraram. Quantas pessoas ficaram na van?
Charada 2: Um pequeno caminhão pode carregar 50 sacos de areia ou 400 tijolos. Se forem colocados no caminhão 32 sacos de areia, quantos tijolos ele ainda pode carregar?
Charada 3: Quando eu tinha 8 anos, a minha irmã tinha a metade da minha idade. Agora que tenho 55 anos, com quantos anos minha irmã está?
Repostas:
Charada 1: Há 9 pessoas no táxi. Explicação: Inicialmente, o táxi tinha 9 pessoas: 8 passageiros + 1 motorista. Quando eu entrei, o táxi ficou com 10 pessoas. Com a saída de 3, ficaram 7, mas outras 2 entraram. Portanto, no final, ficaram 9 pessoas no táxi: 8 passageiros (contando comigo) + o motorista.
Charada 2: 144 tijolos, porque:
1 saco de areia = 8 tijolos (400 tijolos/ 50 sacos = 8)
Se o caminhão carregou 32 sacos de areia, ainda tem espaço para 18 sacos, mas em vez de sacos, quer levar tijolos, ou seja 18 x 8 = 144.
Charada 3: Minha irmã está com 51, porque se quando eu tinha 8 anos, ela tinha a metade, ou seja, 4 anos, temos 4 anos de diferença.
Conteúdo produzido por: Professora Doutora Waleria Adriana Goncalez Cecilio
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