No dia 18 de junho é celebrado o Dia Nacional do Químico. Para comemorarmos essa data, preparamos este post com informações sobre a área.
Cálculos estequiométricos, fórmulas químicas e ligações carbônicas animavam seus dias na escola? Talvez a sua fórmula profissional seja a graduação em Licenciatura em Química da PUCPR! Venha conhecer mais sobre o curso.
Afinal, Licenciatura em Química é para mim?
O curso é voltado para quem se interessa pelas áreas da ciência e do meio ambiente, pela produção de conteúdo, por setores como biotecnologia, nanotecnologia, desenvolvimento de produtos etc.
Se esses temas te interessam, não perca tempo, venha para a Licenciatura em Química na PUCPR. Além de conhecer essas áreas, você terá o preparo e o apoio que apenas uma Universidade que alia tradição e inovação como a PUCPR pode oferecer!
Onde o(a) profissional pode atuar?
Docência: ministrando aulas na educação básica. Após a conclusão de mestrado e/ou doutorado, também poderá atuar em cursos de graduação e pós-graduação.
Indústria e Tecnologia: em diversas áreas, como na análise de química e físico-química, no controle de qualidade, na criação de produtos estéticos etc.
Pesquisa: na produção de relatórios e artigos científicos nas áreas da Química, do Meio Ambiente, da Educação, das Ciências Exatas, entre outros.
Investigação Criminal: detectando substâncias que podem auxiliar na resolução de crimes. Além disso, poderá analisar os materiais encontrados em cenas de crime afim de encontrar suspeitos.
Como é o curso na PUCPR?
A graduação em Química tem o reconhecimento do Conselho Federal de Química (CFQ) e é certificada pelo Conselho Regional de Química (CRQ). Com isso, o profissional será habilitado para atuar no magistério, na área de análises químicas e controle de qualidade e nas diversas fases da produção industrial, e exemplo da supervisão da fabricação de produtos e matérias-primas.
Durante toda a graduação, os estudantes desenvolverão competências como:
– resolução de problemas relacionados à ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, utilizando conceitos e princípios das áreas química, física e matemática, com autorregulação e organização e atitude empreendedora;
– realização de análises físico-químicas de identificação, quantificação e controle de qualidade, considerando teorias e mecanismos das reações químicas, segundo especificações técnicas e legais, com uso de ferramentas tecnológicas e representações de diferentes linguagens.
Além disso, os estudantes terão aulas experimentais voltadas para o contexto real da prática profissional em Química em laboratórios, bem como a possibilidade de participação em projetos de Iniciação Científica e Docência.
Venha conferir como é a vida de um estudante de Química na Universidade com a Larissa Camargo.
Caso tenha gostado do conteúdo de hoje, compartilhe e não deixe de acompanhar as demais postagens do blog da Escola de Educação e Humanidades.
Bônus: 5 séries ou filme que envolvem a Química:
– Breaking Bad.
– Césio 137: O Pesadelo de Goiânia.
– Chernobyl 2019.
– Perdidos em Marte.
– Radioactive.