Economia PUCPR novamente entre os trabalhos aprovados no 50º Encontro Nacional de Economia da ANPEC

O artigo “A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ECONOMISTA E O PERFIL INSTITUCIONAL DO BANCO CENTRAL DO BRASIL”, que tem o prof. Luís Gustavo de Paula como primeiro autor, foi aprovado para ser apresentado na 50ª edição do Encontro Nacional de Economia da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante no país.

O evento ocorrerá na cidade de Fortaleza entre os dias 06/12/2022 e 09/12/2022. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR


Resumo: A partir da literatura de capacidades estatais e da sociologia do sistema de profissões de Andrew Abbot, analisa-se o perfil institucional do Banco Central do Brasil. Com base no primeiro grupo teórico, se estrai os fatores que permitiram a evolução e a presença, além do papel e da influência dos economistas no governo brasileiro e, mais que isso, da construção do conhecimento econômico como uma capacidade analítica indispensável para a organização do estado. De acordo com o segundo, é possível analisar como se estrutura o monopólio da expertise econômica pelos economistas. Isto quer dizer que no arranjo da burocracia pública e da academia nacional, em conjunto aos contextos políticos e econômicos do país, se explicam o predomínio de funcionários de carreira em seu quadro durante o regime militar e, a partir da redemocratização, a emergência de novos grupos em sua composição, como acadêmicos e profissionais oriundos do setor financeiro privado.

Palavras-chave: Capacidades Estatais; Sistema de Profissões; Perfil do Banco Central do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *