Economia PUCPR entre os trabalhos aprovados no 50º Encontro Nacional de Economia da ANPEC

O artigo “O Subjetivismo Radical na retórica de Kirzner e a tentativa de reinvenção da Escola Austríaca” de autoria do prof. Lucas Casonato, foi aprovado para ser apresentado na 50ª edição do Encontro Nacional de Economia da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante no país.

O evento ocorrerá entre os dias 06/12/2022 e 09/12/2022. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR

Resumo: Este artigo discute como Kirzner empregou estratégias retóricas para tentar direcionar a Escola Austríaca depois de ter contribuído para sua ressurgência. Para tanto, o trabalho esclarece sua interpretação para a teoria adotada por uma parcela dos membros da Escola Austríaca, que Kirzner denominou de Subjetivismo Radical. Isso permite contrastar essas teses e explicar suas diferenças, uma vez que concorriam pela audiência Austríaca durante a consolidação da Escola Austríaca Moderna na década de 1980. O artigo sustenta que as implicações da incerteza para a teoria econômica explicam suas divergências. Com base na cronologia dos textos de Kirzner e seus respectivos contextos, o artigo também discute as motivações que o levaram à diferenciação retórica em seus trabalhos. Como conclusão, argumenta-se que Kirzner tentou reinventar a Escola Austríaca, mas não conseguiu.

.

Palavras-chave: Israel Kirzner; Retórica; Economia Austríaca; Escola Austríaca; Subjetivismo Radical