Economia PUCPR novamente entre os trabalhos aprovados no 49º Encontro Nacional de Economia da ANPEC

O artigo “Narrativas e a disseminação da economia de Israel Kirzner”, de autoria do prof. Lucas Casonato, também foi aprovado para ser apresentado na 49ª edição do Encontro Nacional de Economia da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante no país.

O evento ocorrerá de forma remota entre os dias 06/12/2021 e 12/12/2021. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR


Resumo: Este artigo investiga como Kirzner conseguiu chamar a atenção da economia mainstream para o tema da atividade empresarial, embora seja um economista heterodoxo cujas ideias estão pautadas na metodologia particular da Escola Austríaca. Ao propor que parte da resposta está no emprego de elementos narrativos, o trabalho analisa a teoria de Kirzner e exemplos criados por ele. O artigo mostra como esta iniciativa tornou a teoria kirzneriana mais convincente, bem como permite caracterizar Kirzner como um “contador de histórias”. Os elementos narrativos identificados na obra do autor foram: (i) ilustração por casos ficcionais (mas possíveis); (ii) possibilidade de análise exploratória; (iii) ênfase na ordenação lógica; (iv) adoção de mecanismos causais; e (v) espaço para generalização, mas sem garantir previsões. O trabalho conclui que esses aspectos narrativos estabeleceram um canal de diálogo para a economia de Kirzner, superando barreiras de comunicação oriundas de critérios de demarcação científica.

Palavras-chave: Israel Kirzner. Narrativas. Atividade empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *