BBB vai muito além do entretenimento

Todo começo de ano uma expectativa toma os lares brasileiros, alguns pensando na economia, outros no cenário político, mas o que todos querem saber é: “Quem serão os participantes do Big Brother Brasil (BBB)?”

Está bem, talvez você não fique tão curioso assim, mas com certeza já ouviu falar dos participantes e ficou com vontade de dar ‘aquela espiadinha’.

Não se sinta culpado (ou culpada). De acordo com uma reportagem da revista Veja, o Brasil é sim o país mais “viciado” no reality. Apenas no ano de 2021 cerca de 40 milhões de pessoas assistiam ao programa diariamente. Isso representa mais do que a população de muitos países.

O que significa o BBB para o mercado brasileiro

Muito além do entretenimento, o BBB é um negócio, e muito rentável. Apenas para entender esse fenômeno mercadológico, a reportagem do UOL menciona que na edição de 2022, o reality poderá obter algo em torno de R$ 600 milhões em patrocínio.

As principais cotas são de marcas como Americanas, Avon e PicPay, mas ainda é possível ver marcas famosas do nosso cotidiano como a C&A, Piraquê, P&G (Downy) e Seara. As cotas podem chegar a R$ 91,9 milhões! Veja na matéria da gkpb o valor desembolsado das principais marcas que patrocinam o programa.

Essas empresas investem na atração para expor suas marcas, gerando amplo destaque que acaba acontecendo de algumas formas diferentes, seja pelo uso dos produtos por parte dos “brothers” ou com as provas, viralizando as marcas para o relacionamento estratégico a longo prazo. Em entrevista para a Folha de São Paulo, João Branco, diretor de marketing do McDonald’s Brasil afirma que o valor investido da marca no BBB e o retorno em vendas não são compatíveis, sendo algo que não deve ser medido pela venda no período e sim pela lembrança da marca.

E você, já consumiu algo devido ao fato de assistir o BBB?

Claro que se você não assiste, sua resposta aqui é um sonoro NÃO!

Mas, se por acaso você for como eu (confesso) que se pega às vezes (não tão às vezes assim) assistindo ao BBB, é impossível negar que dá aquela fome quando o patrocinador aparece mostrando seus pratos, ou quando você se lembra de que está faltando algo em casa ao ver a marca patrocinando uma prova do anjo.

Pois é, caros leitores, o BBB vai muito além do entretenimento. Trata-se de um negócio, no qual todos nós somos potenciais consumidores.

E o prêmio?

Além do prêmio de R$ 1,5 milhão, o BBB também permite ampla visibilidade aos participantes, sendo que muitos deles já são (ou pretendem tornar-se) influenciadores digitais. Mas por quê? Porque após conseguirem milhões de seguidores nas redes sociais, o retorno financeiro com patrocínios e publicidade chega, e até mesmo supera, os R$ 1,5 milhão.

Segundo entrevista do ex-BBB Gil do Vigor, para a Forbes, o economista afirma ter faturado R$ 15 milhões, após a saída do reality.

Com o aumento do acesso à internet, é notável a expansão do marketing de influência. No marketing de influência, as plataformas digitais como o Instagram, YouTube e TikTok, por exemplo, são utilizadas para que as pessoas aumentem a visibilidade de um produto ou serviço e influenciem o comportamento de compra dos possíveis consumidores.

Você sabia que existe até uma premiação anual dos nomes mais influentes na internet com base em métricas de engajamento e relevância? Confira o site aqui.

De acordo com a pesquisa IBOPE de 2019, 52% dos internautas brasileiros seguem algum Digital Influencer, sendo que as principais razões para seguir um influencer são: conteúdo com informação relevante (74%) e ideias ou pensamentos parecidos com os meus (53%).

Aposto que você já comprou uma roupa ou experimentou algo indicado por um influenciador digital nas redes sociais. E você não foi o único! A pesquisa revela que 50% dos internautas brasileiros costumam comprar produtos e serviços indicados pelos influenciadores! Veja na imagem a seguir quais foram os produtos e serviços mais adquiridos pelos entrevistados pela indicação dos influencers.

Fonte: https://static.poder360.com.br/2019/11/Influenciadores-digitais-ibope.pdf

Esses dados apontam para a relevância e o potencial dos influenciadores digitais para o Marketing, sendo que muitos veem o BBB como uma oportunidade para entrar e explorar esse mercado. Caso você seja um/uma aspirante a Influenciador Digital, confira o site da StarnGage, uma plataforma que conecta marcas com criadores de conteúdo digital.

Vamos parar por aqui essa discussão sobre BBB, mas apenas para te deixar com curiosidade, já pensou que o BBB pauta várias de suas discussões diárias? Quantas vezes você se pegou em conversas na empresa ou entre amigos e familiares onde o tema era o reality?

Mas isso é assunto para outro dia, quem sabe no dia da prova do líder!

Créditos do artigo:

Aguinaldo Ferreira dos Santos é professor-tutor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro do NDE dos cursos tecnólogos da Escola de Negócios.
Flavia Obara Kai é professora-tutor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro do NDE dos cursos tecnólogos da Escola de Negócios.