Como o aumento da taxa Selic pode influenciar o seu negócio

Você provavelmente já percebeu que encher o tanque de combustível do carro e tomar um cafezinho está bem mais caro hoje do que alguns anos atrás. Mas por que isso acontece? E como as medidas econômicas impactam os negócios e o consumo dos brasileiros?

Em fevereiro de 2022, o Copom (Comitê de Política Monetária) aumentou a taxa básica de juros para 10,75% ao ano, foi o oitavo aumento consecutivo, segundo o site de notícias G1.

Nesse caso, é a primeira vez em mais de quatro anos que essa taxa fica com dois dígitos. Essa manobra do Banco Central feita pelo Copom é uma forma de tentar enfrentar a inflação que também está na casa dos 10% no acumulado do ano.

Mas afinal, o que a inflação pode fazer com o poder de compra do indivíduo?

A inflação nada mais é que o aumento dos preços de produtos e serviços, segundo o IBGE (2021). Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação, sendo que dois dos mais importantes índices de preços são: o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado o oficial pelo governo federal, e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Assista à explicação do IBGE sobre o índice IPCA e INPC para entender o que é a inflação.

Podemos então afirmar que a inflação torna os bens mais caros, e aquilo que se compra hoje, não pode ser comprado no futuro com o mesmo valor monetário.

A inflação não altera o preço apenas para o consumidor final, os fornecedores também acabam alterando os seus preços e, dessa forma, influenciam todos os stakeholders envolvidos nos elos dos negócios.

Veja na imagem a seguir os itens com as maiores altas no IPCA em 12 meses (até janeiro de 2022), segundo o IBGE:

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/02/09/cafe-moido-lidera-inflacao-em-12-meses-com-alta-de-56percent.ghtml

E a taxa básica de juros, como influencia no meu negócio?

Como dito no início desse artigo, o Copom busca controlar a inflação por meio da taxa básica de juros da economia, que leva o nome de SELIC – Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (veja aqui o histórico das taxas de juros fixadas pelo Copom e a evolução da taxa Selic ao longo dos anos).

Sempre fica a pergunta de como isso vai influenciar a vida das pessoas, especialmente os negócios.

O aumento da taxa de juros torna o empréstimo bancário mais caro, por exemplo, e, dessa forma, o empresário vai precisar pagar um valor maior de juros para obter o financiamento que precisa, seja para expansão de seu negócio ou mesmo para alguma emergência.

Ao encarecer os empréstimos, a alta da Selic influencia negativamente no consumo da população e nos investimentos produtivos. Dessa maneira, impacta negativamente o Produto Interno Bruto (PIB), o emprego e a renda.

Não é momento de desespero, e sim de planejar ainda melhor suas decisões…

Aumento de taxa SELIC, aumento de inflação, diminuição de poder de compra, parece que são somente notícias ruins e o ano ainda nem começou.

Mas vamos com calma. Nesse momento, se faz ainda mais necessário um planejamento assertivo das empresas, além de analisar com cautela todas as opções para tomar a decisão mais eficaz e correta para a sustentabilidade do seu negócio.

Ficou interessado no assunto? Ouça o podcast do Nerd Cash e fique por dentro de tudo o que acontece na economia do país e do mundo.

Créditos do artigo:

Aguinaldo Ferreira dos Santos é professor-tutor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro do NDE dos cursos tecnólogos da Escola de Negócios.

Flavia Obara Kai é professora-tutor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro do NDE dos cursos tecnólogos da Escola de Negócios.