Sistemas de Informação | PUCPR

Dicas Mercado Trabalho

Um mercado promissor: Especialista em redes de computadores

por Guilherme Schnirmann. Curitiba, 27 de Novembro de 2023

Hoje em dia estamos conectados na internet o tempo todo. Seja no 3G,4G ou 5G, ou em alguma rede wi-fi, dificilmente ficamos minutos sem acesso a internet. Mas afinal, o que é a internet?

A Internet é uma rede global de computadores interconectados que permite a troca de informações e comunicação entre usuários em todo o mundo. Ela funciona por meio de uma variedade de tecnologias, como protocolos de comunicação e infraestrutura de rede. A Internet possibilita o acesso a uma vasta gama de recursos, como websites, e-mail, mídias sociais e serviços online, através dos quais as pessoas podem compartilhar dados, colaborar, comunicar-se e acessar informações de forma rápida e eficiente. Em suma, a Internet é uma rede que conecta bilhões de dispositivos para facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações em escala global. Ou seja, ao “entrar na internet”, estamos de alguma forma conectados com o mundo todo.

Um pouco de história: da ARPANET ao WWW

A Internet tem suas raízes na década de 1960, quando o Departamento de Defesa dos Estados Unidos iniciou um projeto de pesquisa chamado ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network). A ARPANET tinha o objetivo de criar uma rede de comunicação robusta e descentralizada, capaz de resistir a falhas em caso de ataques nucleares durante a Guerra Fria.

A ARPANET introduziu o conceito de comutação de pacotes, uma abordagem inovadora que envia dados em pequenos pacotes independentes, em vez de em uma única transmissão contínua. Esse método aumentou a eficiência da comunicação e contribuiu para a resiliência da rede.

Ao longo das décadas seguintes, a Internet evoluiu significativamente. A criação do Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo de Internet (TCP/IP) na década de 1970 padronizou a comunicação entre computadores em redes, tornando possível a interconexão de diferentes redes. Nos anos 1980, a Internet começou a se expandir para além dos círculos acadêmicos e militares, tornando-se uma ferramenta acessível para o público em geral.

O surgimento da World Wide Web (WWW) na década de 1990, com seu sistema de hipertexto e navegadores da web, facilitou ainda mais o acesso e a navegação na Internet. Isso levou a um crescimento explosivo no número de usuários e à criação de uma variedade de serviços online.

Desde então, a Internet continuou a se transformar, incorporando novas tecnologias, como redes sociais, comércio eletrônico, streaming de mídia e Internet das Coisas (IoT). Hoje, a Internet é uma parte essencial da vida cotidiana global, conectando bilhões de dispositivos e pessoas em todo o mundo.

Estudando redes na PUCPR

fonte: https://dciber.org/wp-content/uploads/2022/08/Cisco-Research-Shows-IT-Eager-to-Adopt-Artificial-Intelligence_-Intent-based-Networking.jpg

Na PUCPR temos uma disciplina básica de redes de computadores comum aos cursos de computação. Nessa disciplina o estudante aprende os conceitos básicos de como essas trocas e conexões funcionam por meio dos protocolos essenciais do modelo OSI e protocolo TCP/IP. Muitas vezes, as profissões que envolvem gerenciamento e projetos de redes de computadores são erroneamente associadas a cargos técnicos de manutenção e suporte (que têm muita importância), mas o especialista em redes de computadores é um cargo muito valorizado e “difícil” de alcançar.

Hoje, além de uma boa configuração da infraestrutura dos equipamentos e garantia de conectividade e banda entre setores e funcionários (escalabilidade), as empresas precisam investir muito em segurança. A implementação e gerenciamento dos servidores (backend) faz parte da rotina de um profissional de redes. Assim, a troca, gerenciamento, conexão, velocidade, qualidade, segurança das informações dentro de uma empresa são requisitos operacionais que devem ser bem configurados e implementados pela administração da rede da empresa. As disciplinas ofertadas de redes, segurança da informação, backend, banco de dados, DevOPS, entre outras, integram multi-funcionalidades que um profissional de redes pode alcançar e ser muito bem remunerado por isso.

Existem várias certificações reconhecidas na área de redes, emitidas por organizações como Cisco (por exemplo, CCNA, CCNP), CompTIA (Network+), Juniper Networks (JNCIA, JNCIS), entre outras. Essas certificações muitas vezes refletem um conjunto específico de habilidades e conhecimentos relevantes para a área de redes de computadores. Um profissional certificado com alguns anos de experiência tem um salário médio de R$15.000,00 no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *