Sistemas de Informação | PUCPR

Área de atuação

ChatGPT, você sabe o que é?

Recentemente, o grupo OpenAI assombrou o mundo com sua nova inteligência artificial. Lançada em novembro do ano passado, seu novo produto, chamado ChatGPT é, segundo a própria empresa: “modelo de inteligência artificial que interage através de conversação. Ela é capaz de responder perguntas seguidas, admitir seus erros, questionar premissas incorretas e rejeitar pedidos não apropriados“.

Portanto, trata-se de uma nova forma de interagir com o computador, onde ele será capaz de responder suas perguntas, complementar as respostas e te explicar os resultados. Veja um exemplo:

Diferença entre Bacharelado em Sistemas de Informação e Ciência da Computação

Chega a ser difícil acreditar que essa é uma resposta gerada, e não simplesmente um texto encontrado na internet, não é mesmo? O mais impressionante é que, diferente do Google, o ChatGPT é capaz de explicar questões abertas. Você pode, por exemplo, fornecer a ele um programa de computador e pedir para que ele te explique por que esse programa não funciona. E ele te explicará! Mais do que isso, ele irá criar exemplos, deduzir informação com base no contexto ou até complementar a explicação caso você faça mais perguntas, como se fosse um ser humano.

Correção de código

Com tanto poder de fogo, o ChatGPT tem o potencial de reconfigurar o mundo como conhecemos. Ele traz a tona questionamentos, similares ao que encontramos em livros de ficção científica do Isaac Asimov: até que ponto essa tecnologia será capaz de substituir humanos? Qual impacto ela trará ao mercado de trabalho? Como ela reconfigurará a educação?

Sobre esse último ponto, esta tecnologia nos prova que um aprendizado simplesmente baseado em decorar respostas tornou-se coisa do passado. Hoje, esperar um aluno passivo, que olha para um conteúdo e faz exercícios mecanicamente tornou-se algo obsoleto.

Por isso, aqui no Bacharelado em Sistemas de Informação da PUCPR, não combatemos essa tecnologia. Ao invés disso, modernizamos nossos sistema de ensino e passamos a usar metodologias ativas, onde o aluno desenvolve projetos e pode usar ferramentas como o ChatGPT como seu aliado, e não como inimigo. Se essa ferramenta veio para revolucionar o mundo, é muito mais inteligente ser parte dessa revolução, não é mesmo?

E aí, achou interessante? Então, por que não tenta você mesmo realizar alguns questionamentos? O ChatGPT pode ser experimentado de graça. Basta acessar o link: https://chat.openai.com/chat e depois contar para gente como foi a experiência! Posta aí sua opinião e questionamento nos comentários!