Projeto de Pesquisa-ação nas Escolas

Pesquisadores

IDENTIFICAÇÃO / PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

  • Adriana Regina de Jesus 

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Educação pela PUC-SP. Docente do Departamento de Educação e do Programa de pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Estuados e Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente.

E-mail: [email protected]

  • Cezar Bueno de Lima

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1996), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professor do curso de graduação em Ciências Sociais da PUCPR, do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH/PUCPR) e professor visitante do Programa de Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique.

  • Andrea Luiza Curralinho Braga

Professora do Curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Escola de Educação e Humanidades. Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Estágio doutoral na Universidad Pablo de Olavide – Sevilha- Espanha. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Especialização em Serviço Social e Direitos Sociais pela Universidade de Brasília. Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora Integrante do Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná na área estratégica das Cidades e Participação Cidadã e grupo de pesquisa Pró-ética PUC-PR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Instituições (NINST) e Observatório dos Conselhos do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro da Câmara Temática de Direito à Cidade do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR), Conselheira Presidente CRESSPR (gestão 2020-2023). Pesquisa em políticas públicas e instituições, institucionalidades de participação na política urbana. Atua na área de politicas públicas e sociais, gestão democrática e planejamento urbano e regional.

  • Marília Evangelina Sota Favinha

Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular, pela Universidade de Évora.
Mestre em História Cultural e Política Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa
Licenciada em Ensino da História pela Universidade de Évora
Docente da Universidade de Évora desde 1997 (Departamento de Pedagogia e Educação)
Diretora do Mestrado em Ciências da Educação- Administração, Regulação e Políticas Educativas
Perita Externa de vários agrupamentos de Escolas
Membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora

  • Marcos Jose Zablonsky

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas, Especialização em Administração de Marketing Avançado, Mestrado em Educação na área de concentração em Pensamento Educacional Brasileiro e Formação Docente. Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Stricto Sensu na PUCPR na área de concentração Pensamento Educacional Brasileiro e Formação de Professores na linha de pesquisa em História e Políticas da Educação.

  • Mozart Gonçalves

Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2004). Professor do Curso de Matemática da PUCPR, ministrando aulas nos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física e Engenharias. Especialista em Educação Matemática, Licenciado em Matemática com habilitação em Física e Desenho pela PUCPR.

  • Rodrigo Alvarenga

 

  • Valquíria Elita Renk

Graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (1985), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Doutorado em História da Educação pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2009). Estágio de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (2019). É Professora Titular da PUCPR, Professora Permanente do Mestrado em Bioética (PUCPR) e do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUCPR). É Professora Visitante do Doutorado em Humanidades na Universidade Católica de Moçambique.

  • Rodrigo Andrade

Doutor e Bacharel em Teologia pela PUCPR. Mestre em Políticas Públicas pela UFPR. Especialista em Gestão de Processos Pastorais pela PUCPR. Atua como Gerente de Planejamento e Extensão na Pró-Reitoria de Missão Identidade e Extensão da PUCPR. Possui experiência como educador social, articulador de políticas públicas e gestor de projetos de extensão universitária. Temas de atuação: juventudes, democracia, participação social, teologia pastoral, Pacto Educativo Global.

Estudantes de graduação envolvidas no Projeto de pesquisa-ação nas Escolas

Marina Amaral Takatuzi – Graduanda em Psicologia/PUCPR e bolsista PIBIC

Pâmela Cristielen Conceição Santos: Graduanda em Psicologia/PUCPR e pesquisadora PIBIC 

Taciane Eloisa de Camargo: Graduança em Ciências Sociais/PUCPR e pesquisadora PIBIC