Centro de Realidade Estendida é inaugurado com destaque ao trabalho desenvolvido por nossos estudantes e professores

O Centro de Realidade Estendida da PUCPR é um local inovador inaugurado hoje, 5/6/2023. Ele se encontra no último andar do Bloco 1 (Amarelo) e conta com diversas experiências imersivas e tecnológicas, voltadas para a aprendizagem e com foco educacional.

Temos disponíveis  no espaço impressoras 3D, óculos de Realidade Virtual e Aumentada, câmeras Matterport de captura 3D/360 de alta qualidade, Caves de Realidade Mista e um Estúdio de Produção Virtual que utiliza sensores de motion capture. E é claro, também há diversos computadores disponíveis para uso no seu espaço de coworking.

Centro de Realidade Estendida, na PUCPR. Curitiba, 25/05/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS. Fonte da imagem.

Os cursos de jogos fazem o possível para apoiar e garantir o sucesso do projeto desde sua concepção: 7 professores que atuam em nosso curso fizeram ou fazem parte da equipe de projeto e execução das experiências, garantindo que a área de jogos esteja envolvida em todas as etapas. Além disso, a maior parte dos estagiários envolvidos na produção também são nossos estudantes e se destacam em diversas áreas diferentes do desenvolvimento de jogos.

Destaca-se que nosso curso também é o único Academic Partner da Unreal Engine tendo disciplina eletiva que usa material da ferramenta e pretende capacitar cada vez mais os estudantes que vão desenvolver experiências para o Centro, por ser sua ferramenta principal de uso neste ambiente.

Hoje, nossos estudantes também participaram da inauguração do Centro, que teve a presença de autoridades como o Prefeito de Curitiba Rafael Greca. O prefeito conheceu e experimentou jogos desenvolvidos em nossas Experiências Criativas do curso e conversou com os estudantes Luiz Antônio Valério Leão e Matheus Lessa.

A partir de agora utilizaremos este novo espaço cada vez mais em nossas aulas e atividades externas, focando principalmente em contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento de experiências significativas que explorem com sabedoria as novas tecnologias disponíveis no local, permitindo a criação tanto de experiências educacionais quanto de entretenimento e que sejam acessíveis de maneira fácil pelo grande público.