Escola Politécnica

Programa Institucional de Modernização

Realidade Aumentada na Indústria: estudantes fazem aplicação na prática

Realidade Aumentada (RA) é a tecnologia que integra informações digitais ao mundo real, permitindo por exemplo, que operadores de fábrica visualizem dados importantes sobre máquinas e processos em tempo real, sem precisar consultar painéis complexos.  E é exatamente isso que alunos da disciplina de Processos Ciber-Físicos da Escola Politécnica da PUCPR estão desenvolvendo: uma aplicação de RA com foco na indústria.

Liderados pelo Professor Dr. Ricardo Alexandre Diogo, os alunos utilizam a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. O doutorando Bruno José Souza atua como assistente do PIM, auxiliando os estudantes a projetar um sistema que lê dados de temperatura de uma planta industrial simulada em laboratório e os envia para uma plataforma de RA. O objetivo é que ao apontar uma câmera para uma máquina, informações como temperatura, pressão ou status de funcionamento aparecem sobrepostas à imagem real. Essa visualização intuitiva pode facilitar a tomada de decisões e agilizar a resolução de problemas.

O projeto exige dos alunos conhecimentos multidisciplinares, incluindo:

Protocolos de comunicação: Para garantir a transferência eficiente de dados entre a planta industrial e a plataforma de RA.

Programação em Python: Para automatizar tarefas e scripts que controlam o sistema.

Automação e Realidade Aumentada: Para integrar os dados da planta à plataforma de RA e criar visualizações intuitivas.

Para auxiliar os alunos, Bruno realiza encontros semanais durante as aulas, tirando dúvidas e orientando o desenvolvimento do projeto, que é dividido em seis etapas:

  1. 1. Apresentação do problema a ser resolvido
  2. 2. Apresentação da solução indicada
  3. 3. Aquisição de dados na planta de temperatura
  4. 4. Desenvolvimento da solução na plataforma de realidade aumentada
  5. 5. Comunicação de dados entre as plataformas
  6. 6. Melhorias e ajustes de visualização

Em maio, os alunos já concluíram as quatro primeiras etapas e estão trabalhando na comunicação entre a planta e a plataforma de RA. Com poucos ajustes, a aplicação estará pronta para testes em breve.




Desenvolvimento de Sensores para Monitoramento de Esgoto: Uma Abordagem Prática na Disciplina de IIoT

O pós-doutorando Demian Barcellos é um dos assistentes do PIM no momento. Sua atuação tem sido na disciplina de IIoT (Internet Industrial das Coisas) do curso de Engenharia Mecatrônica. A disciplina é ministrada pelo Professor Dr. Ricardo Alexandre Diogo – líder do PIM na PUCPR – e utiliza a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos.

O assistente atua como um stakeholder, apresentando um problema de sua pesquisa de pós-doutorado para que os alunos resolvam. Como a pesquisa de pós-doutorado de Demian está relacionada ao monitoramento do esgoto, sob a ótica epidemiológica baseada nos esgotos, são necessários sensores de caracterização da diluição do esgoto capazes de transmitir informações em tempo real.

O projeto proposto pelo pós-doutorando para os alunos da disciplina é o desenvolvimento de sensores de turbidez, condutividade elétrica e pH, que devem ser projetados para serem colocados na entrada de Estações de Tratamento de Esgoto. O projeto é desafiador e envolve instituições como a SANEPAR, UFPR, UTFPR e o Catalan Water Research Institute, conectando os estudantes às demandas do mundo real.

A turma deste ano de IIoT foi dividida em três grupos, com cada grupo projetando um dos sensores (pH, turbidez e condutividade elétrica). São realizados encontros semanais entre os grupos e Demian para discutir o projeto e seus requisitos, de acordo com as necessidades do stakeholder.

Para a calibração dos sensores, os estudantes agendam horários com Demian para irem ao Blue Engineering Lab da Escola Politécnica da PUCPR, onde existem sensores profissionais de medição desses três parâmetros. Durante o semestre da disciplina, existem quatro momentos em que Demian participa das aulas:

  • Checkpoint #1: Apresentações da Etapa de Concepção
  • Checkpoint #2: Apresentações da Etapa de Projeto
  • Checkpoint #3: Apresentações da Etapa de Implementação
  • Checkpoint #4: Apresentações da Etapa de Operação

Nestes momentos, os alunos apresentam os resultados à toda turma do desenvolvimento de seu projeto, são feitas considerações pelo stakeholder e o projeto é avaliado pelo professor. Atualmente (maio/24), as equipes estão na fase 3 e os sensores das três equipes já estão funcionando, precisando apenas de validação em campo e um estudo mais detalhado de sua precisão em laboratório.




PIM-PUCPR presente na FAUBAI 2024

Ricardo Diogo, líder do PIM-PUCPR e professor da Engenharia Mecatrônica, foi convidado a apresentar uma visão geral, suas impressões e experiências sobre o Programa de Modernização da Graduação (PMG) em nome de todas as universidades brasileiras participantes.

Ricardo falou sobre a transformação que o PMG tem trazido para a educação em engenharia brasileira, como a modernização dos espaços de aprendizagem e a adoção de metodologias e ferramentas de avaliação focadas na formação de competências nos estudantes de engenharia.

Sobre as impressões e experiências, apresentou os depoimentos de quem movimenta a modernização e dos que são impactados por ela nos oito PIMs do PMG: estudantes, professores, funcionários e representantes da sociedade.




Dia 4 | Visita à Universidade de Ohio – Conclusão Triunfante

MBA com a Professora Mi Kyong Newsom: Os alunos da PUCPR participaram de uma jornada enriquecedora no mundo dos negócios e da gestão, adquirindo conhecimentos e habilidades vitais para seu desenvolvimento profissional.

Visita ao Instituto de Medicina Esportiva “Jameson Crane”: Exploraram pesquisas de ponta e visitaram instalações avançadas, expandindo suas perspectivas em medicina esportiva e descobrindo novas possibilidades de inovação na área.

Inovação no Centro de Reabilitação: Exploraram tecnologias revolucionárias em tecidos sintéticos e discutiram soluções inovadoras para osteoartrite de quadril. Essa experiência destacou o potencial transformador de suas pesquisas e a relevância da inovação científica.




Dia 3 | Visita à Universidade de Ohio – Gestão e Desafios

Masterclass com o Dr. Elliot Bendoly: Uma sessão reveladora sobre gestão, na qual os alunos da PUCPR discutiram os desafios e estratégias nas áreas de saúde, indústria, meio ambiente e tecnologia. Essa experiência elevou significativamente seu entendimento e habilidades de liderança, preparando-os para liderar no futuro.




Dia 2 | Visita à Universidade de Ohio – Exploração e conhecimento

Imersão no Mundo dos Negócios com o Dr. James Hill: Uma jornada fascinante pela escola de negócios da Universidade, abrindo novos horizontes para os alunos da PUCPR. Eles se envolveram profundamente com conceitos e estratégias de negócios, preparando-se para os desafios do mercado global.

Aula Dinâmica com a Professora Mi Kyong Newsom: No Schoenbaum Hall, os alunos da PUCPR demonstraram seu compromisso e engajamento em um ambiente de aprendizado interativo e estimulante.

Almoço de Networking com Mateus José e Doutorandos: Uma oportunidade vibrante de troca de ideias, onde os alunos compartilharam seus projetos e aspirações, fomentando suas carreiras. Um dos momentos marcantes foi quando uma aluna recebeu uma oferta de emprego na Holanda para 2024, destacando o sucesso e o potencial dos nossos estudantes.




Dia 1 | Visita à Universidade de Ohio – Inovação

Encontro Inspirador com o Dr. Aravind Chandrasekaran: Os alunos da PUCPR, imersos em uma atmosfera de descobertas, exploraram as oportunidades únicas apresentadas pelo programa da Universidade de Ohio. Eles discutiram sobre colaborações futuras e realizaram apresentações impactantes sobre os projetos e a visão da PUCPR.

Diálogo Estratégico com o Professor Ken Boyer: Em uma sessão enriquecedora, os assistentes do PIM, incluindo Graziella Mello, apresentaram seus trabalhos inovadores. Receberam orientações e insights valiosos, que prometem impulsionar suas pesquisas para novos patamares.




Fulbright Brasil visita Escola Politécnica PUCPR

O Diretor Executivo da Fulbright Brasil, Prof. Luiz Valcov Loureiro, visitou a PUCPR no dia 30/11/2023, com foco nas ações do Projeto Institucional de Modernização (PIM) que é conduzido pela Engenharia de Controle e Automação e que beneficia todos os cursos de engenharia da Escola Politécnica.

O PIM-PUCPR é um dos oito projetos selecionados para conduzir a modernização da Educação em Engenharia no Brasil, junto a UNISINOS, Senai CIMATEC, Unifei, UFSCar, UFRJ, UFRGS e USP. As oito universidades fazem parte do Programa de Modernização da Graduação (PMG) que é fomentado pela própria Fulbright Brasil, pela CAPES e Embaixada dos Estados Unidos e apoiado pelo Conselho Nacional de Educação.

O PMG traz especialistas em educação em engenharia norte-americanos e envia professores e estudantes de doutorado e pós-doutorado para os Estados Unidos para troca de experiências que envolvam novas metodologias de ensino, modelos inspiradores de currículos e tecnologias educacionais.

O Prof. Loureiro iniciou sua visita pelas instalações do Centro de Realidade Estendida. Depois visitou os laboratórios Dick Morley e James Watt, que tiveram recursos da Fulbright aplicados para a sua modernização, priorizando o aprendizado baseado em desafios e projetos. Os laboratórios também têm usado os recursos que a CAPES disponibilizou para as aulas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem.

“A PUCPR é uma das mais avançadas na formação de competências em seus estudantes e mais comprometidas com a modernização da educação brasileira, não somente em engenharia”, comenta Luiz.




Dia 3 | Imersão Acadêmica de Estudantes da PUCPR na Universidade de Illinois Urbana-Champaign

No terceiro dia de hoje, nossas atividades transcorreram da seguinte forma:

  • 1. Iniciamos o dia com uma atividade individual, da assistente Graziella Mello com o professor Manuel Hernandez, contanto com a visita ao laboratório de cinesiologia, discussão dos projetos e recursos de pesquisa para futuras parcerias.
  • 2. Às 12h, realizamos uma apresentação para o grupo AE3. Nessa apresentação, abordamos tópicos relacionados ao sistema de ensino da PUCPR e suas conexões internacionais, e apresentando os projetos de cada assistente do PIM ao longo do ano. Foram discutidas as perspectivas da visita a Universidade de Illinois.
  • 3. No início da tarde, tivemos uma reunião com a professora Jenny Amos e seu grupo de pesquisa, na qual foi apresentada a estrutura da PUCPR e o projeto do PIM, compartilhando nossos interesses em parcerias a partir desta visita.



Dia 2 | Imersão Acadêmica de Estudantes da PUCPR na Universidade de Illinois Urbana-Champaign

A equipe de estudantes da PUCPR continuou sua imersão acadêmica na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, concentrando-se em atividades específicas no campo da bioengenharia:

Observação em Aula de Bioengenharia: Os estudantes, sob a orientação da Professora Jenny, assistiram a uma sessão de duas horas em que foi ministrada uma aula sobre biomecânica celular. Durante esta classe, discutiram-se técnicas experimentais para medir as forças celulares e foram mostrados exemplos reais de dados coletados em pesquisas recentes.

Interação com Especialistas: O Dr. Demian teve um encontro de uma hora e meia com a Professora Nguyen Thanh Huong em seu laboratório. Discutiram sobre os projetos de pesquisa atuais em seu projeto pessoal de pós-doutorado e analisaram amostras recentes, buscando possíveis futuras colaborações.

Aula Especializada: Em uma sala equipada com ferramentas modernas, a Professora Jenny conduziu uma aula de três horas sobre Física Aplicada à Bioengenharia. Foram apresentados casos de estudo onde a física dos fluidos e a termodinâmica são aplicadas a problemas biológicos, e os estudantes analisaram e observaram como este tipo de aula é implementado.

Encontro com o Departamento de Relações Corporativas: Em uma reunião formal nas escritórios do campus, os estudantes se encontraram com Lauren Stites. Foram apresentadas estatísticas sobre colaborações anteriores entre a universidade e empresas líderes no campo da bioengenharia. Discutiram-se oportunidades potenciais para que os estudantes da PUCPR colaborem em projetos de pesquisa conjunta. A equipe da PUCPR obteve uma compreensão profunda das atividades e metodologias empregadas na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, permitindo-lhes identificar áreas de interesse para futuras colaborações e intercâmbios acadêmicos.




Dia 1 | Imersão Acadêmica de Estudantes da PUCPR na Universidade de Illinois Urbana-Champaign

Uma equipe seleta composta por estudantes de doutorado e pós-doutorado da PUCPR, incluindo Izamara, Graziella, Santiago e Demian, empreendeu uma expedição acadêmica aos EUA no âmbito do prestigiado Programa de Modernização da Graduação, conduzido pela CAPES, Fullbright Brasil, Embaixada dos EUA e CNE. Esta iniciativa tem como principal propósito a modernização da Educação em Engenharia no Brasil, através da absorção e subsequente transmissão de conhecimentos especializados.

Ao longo de sua estadia no primeiro dia, a equipe desenvolveu as seguintes atividades acadêmicas especializadas:

Oficina sobre Otimização de Apresentações: Sob a tutela da renomada Professora Jenny Amos, eles se submeteram a uma formação intensiva que abordou técnicas avançadas para melhorar a qualidade, clareza e eficácia na comunicação de conteúdos técnicos e acadêmicos.

Sessão de Análise Pedagógica com a Professora Cheeln Bo-Linn: Esta atividade focou em desmembrar e compreender as metodologias contemporâneas de ensino e aprendizagem aplicadas na Universidade de Illinois Urbana-Champaign. Estabeleceu-se um contraste detalhado com as técnicas empregadas na PUCPR, identificando possíveis áreas de integração e melhoria.

Encontro com a Equipe da AE3: Em colaboração com Chris Migotsky e Jay Mann, aprofundaram-se na metodologia “Education Innovation Fellows”. Além disso, realizou-se uma análise exaustiva do programa “AE3 Collins Scholar”, que visa otimizar a pedagogia em engenharia, através de estratégias inovadoras e técnicas de vanguarda.