Escola Politécnica

Internacionalização

Internacionalização na prática: a jornada de um professor mexicano na PUCPR

A série do nosso blog, Politécnica pelo Mundo, vem apresentando experiências de internacionalização de estudantes da PUCPR em atividades de intercâmbio regular ou Dupla Diplomação nos mais diversos destinos. Estes estudantes são chamados de outgoing. Além de enviarmos estudantes e professores, também recebemos estudantes em intercâmbio, que são chamados de incoming.

Neste post, vamos conhecer a história de um incoming de doutorado, natural do México, Prof. Gilberto Reynoso Meza, que ajuda a consolidar as ações de internacionalização da Escola Politécnica em diversas frentes, construindo pontes entre estudantes, professores e universidades.

A trajetória acadêmica da graduação ao doutorado

Engenheiro Mecânico Administrador pelo Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey, no México, Campus Querétaro, o Prof. Gilberto contou que a decisão por essa carreira, em 1997, foi por achar interessante o equilíbrio que o programa oferecia, entre as atividades de engenharia mecânica e a parte de gestão.

O perfil mais gerencial do curso com foco em coordenação de projetos, o atraiu, assim como as disciplinas de controle e automação, que acabaram despertando seu interesse por uma pós-graduação.

Concluída a graduação, seguiu então para um mestrado em Automação e Controle, também no Tecnológico de Monterrey, mas no Campus Monterrey, no norte do México.

Seu trabalho de conclusão do mestrado foi na área de robótica, focando no desenvolvimento de um controlador fuzzy, uma técnica que se enquadra no controle inteligente.

Com o trabalho do mestrado, seguiu naturalmente para o doutorado em Automática, Robótica e Informática Industrial na Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, onde se envolveu com projetos ligados ao controle inteligente e à automação.

“Durante o período dos meus estudos, entre a graduação e o mestrado no México, eu me dediquei principalmente a atividades docentes. Lecionei na mesma universidade na qual me formei, o Tecnológico de Monterrey.

Depois do mestrado, me envolvi mais em atividades relacionadas à administração de projetos de engenharia e construção, mas continuei ministrando algumas aulas e prestando consultorias esporádicas, aplicando as competências que adquiri ao longo dos anos”, conta o professor.

Estágio no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Durante o doutorado os alunos são incentivados a fazer estágios curtos de pesquisa/aperfeiçoamento em outros países e foi assim que o professor veio ao Brasil, mais especificamente para Curitiba, realizar o estágio de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da PUCPR. Ele tinha interesse nas pesquisas da área de otimização multiobjetivo, que estavam sendo desenvolvidas na época no programa (2013).

Após dez semanas vivendo a experiência do estágio, Gilberto voltou para Espanha para terminar o doutorado e, em seguida, retornou ao Brasil como pesquisador de pós-doutorado pelo CNPq, no programa Ciência sem Fronteiras.

Através desta oportunidade, foi evoluindo na carreira, se tornou professor e pesquisador permanente do PPGEPS e assim completa 10 anos em Curitiba e na PUCPR.

A sua linha de pesquisa começou com controle inteligente e sistemas de controle, utilizando técnicas da área de inteligência computacional, passou pela otimização multiobjetivo e, hoje, seu foco está em inteligência computacional multiobjetivo, o que permite explorar questões relacionadas a machine learning, inteligência artificial com múltiplos objetivos e tomada de decisão multicritério.

Next level: lecionar em inglês

card global classes inteligencia artificial prof Gilberto Meza

Desde que chegou ao PPGEPS como pós-doc, Meza propôs ministrar disciplinas em inglês no mestrado e doutorado, com a intenção de atrair estudantes estrangeiros e a ideia deu certo.

Mais tarde, seu interesse coincidiu com o da Universidade, em expandir as iniciativas de internacionalização e foi ministrar disciplinas em inglês, na Global Classes. “Hoje, ministro disciplina de Controle em Level 1 e Inteligência Artificial em Level 3”, comenta o professor.

[PUCPR] Para concluir, poderia comentar sobre a importância do domínio técnico da área em outro idioma, para os estudantes que desejam seguir uma carreira internacional como a sua?

[Prof. Gilberto] O domínio técnico em outro idioma é fundamental para quem deseja ter experiências profissionais internacionais. Não se trata apenas de aprender uma segunda língua, mas sim de expandir para uma terceira ou até quarta.

Conhecer outros idiomas não só facilita a comunicação com pessoas de diferentes nacionalidades, como também abre portas para entender aspectos culturais que podem enriquecer ainda mais sua formação e visão de mundo.

No meu caso, falo português, inglês, tenho alguns conhecimentos de alemão, francês, italiano e agora estou aprendendo japonês, pois estou me preparando para realizar pesquisas em uma universidade parceira no Japão.

Recomendo a qualquer pessoa que se arrisque a aprender novas línguas, sem se preocupar em falar ou escrever perfeitamente. O mais importante é conseguir comunicar as suas ideias.

Experimente ir além

Participar de uma disciplina Global Classes, sobretudo Level 3, é uma maneira de internacionalizar seu currículo acadêmico, praticar outro idioma e conhecer outras culturas, sem sair de Curitiba. É a oportunidade de fazer uma imersão do estudante local da PUCPR em um contexto global, conectando-o a grupos de estudantes internacionais, que são os outros intercambistas inscritos na disciplina.

Vale reforçar que todo semestre, durante o período de ajustes acadêmicos, é divulgado as disciplinas Global Classes da Escola Politécnica (e das outras Escolas).

Algumas de Level 3, que são as disciplinas realizadas totalmente em outro idioma, normalmente inglês, são específicas por curso, mas a maioria das disciplinas são eletivas da Escola Politécnica, sendo abertas a todos os estudantes, de todos os cursos da Escola. Portanto, de olho na oferta no começo de 2025!

Já fez alguma disciplina do nosso programa Global Classes? Conheça mais sobre o programa em www.pucpr.br/global-classes/ e tire suas dúvidas no FAQ detalhado que explica o programa e as diferenças entre os níveis 1, 2 e 3.

Tem interesse em estudar um idioma estrangeiro? A PUCPR tem uma escola de Idiomas que oferece aprendizado de inglês, francês, italiano, alemão e espanhol com base no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas e cursos livres de japonês, grego e libras. Mais informações na página do PUCPR Idiomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *