Escola Politécnica

Eventos

Escola Politécnica da PUCPR recebe o 1º Fórum de Certificação em Ergonomia e Fatores Humanos para Engenharia

No dia 08 de agosto, ocorreu o Primeiro Fórum de Certificação em Ergonomia e Fatores Humanos para Estudantes de Engenharia, no Auditório Bento Munhoz da Escola Politécnica da PUCPR, com o tema: “A importância da formação em Fatores Humanos e Ergonomia para as Engenharias e a Certificação ERG BR 5001”.

O desenvolvimento deste modelo de certificação, iniciou em 2019 e sua implantação trará como contribuição dar visibilidade aos professores, cursos e instituições que têm se engajado na promoção da Ergonomia e Fatores Humanos, assim como, busca reconhecer os futuros profissionais que se engajaram no aprendizado destas competências.

Vale ressaltar que esta certificação contribuirá, também, com o processo de contratação destes profissionais diferenciados nos diversos setores produtivos; não só para as empresas que buscam o atendimento legal, mas também naquelas que investem nos aspectos humanos e sociais da sustentabilidade visando proporcionar benefícios para a sociedade e para o meio ambiente.

Foram entregues certificados a 23 estudantes de todas as turmas participantes do piloto que atenderam aos requisitos mínimos para certificação, dentre os quais pode-se destacar: média mínima de 9,0 no conteúdo de ergonomia, formação adequada às competências especificadas no processo, realização de um projeto aplicado na área, ter como professor um Ergonomista Profissional Certificado pela ABERGO, dentre outros.

Nos últimos anos um movimento internacional tem buscado fortalecer o ensino de fatores humanos e sociais em diferentes cursos de graduação. A PUCPR, em seu curso de engenharia de produção, aponta nesta direção, e pode ser comparada como uma instituição de destaque em nível nacional; comparável com algumas instituições de ensino top ranking internacionais. Entende-se que muito disso, na PUCPR, se deve ao processo de acreditação internacional ABET.

Desde o início das primeiras pesquisas realizadas, mais de uma centena de pessoas contribuíram de forma direta e indireta para o desenvolvimento deste modelo de certificação. Estiveram presentes representantes e autoridades sendo:

• ▫ Rosimeire Sedrez Bitencourt, Coordenadora da Certificação de Estudantes do SisCEB/ABERGO
  • ▫ Sra. Lucy Mara Baú, presidente da ABERGO
  • ▫ Decano da Escola Politécnica, Sr. Marco Paludo
  • ▫ Sra. Gabriela Lobo Veiga, coordenadora do curso de engenharia de Produção da PUCPR e representando do IAB
  • ▫ Sra CAMILLA BUTTURA CHRUSCIAK representante do PPGEPS
  • ▫ Sr. Marcelo Dagola membro do IAB – Industry Advisory Board