Escola Politécnica

Engenharia

Fórmula SAE na PUCPR: um salto na carreira e no conhecimento prático

Na PUCPR existem projetos em que os estudantes participam para melhorar o seu desenvolvimento e complementar a aprendizagem durante a graduação, unindo assim, a teoria e a prática. É o caso da PUCPR Racing, equipe de Fórmula SAE!

Em 2020, o projeto deu início quando três amigos se uniram em torno de uma paixão: as corridas. A partir disso, fizeram um processo seletivo para completar a equipe e, desde então, mais de 150 pessoas já passaram por lá.

A Fórmula SAE é uma das categorias de competição universitária da SAE Brasil, na qual os competidores precisam construir um carro de corrida do zero, passando pelas etapas de projeto, desenvolvimento e testes. O objetivo é possibilitar aos alunos a aplicação daquilo que aprenderam em sala de aula em um cenário real, além de desenvolver habilidades interpessoais, de liderança e de trabalho em equipe.

estudantes da equipe de fórmula sae da PUCPR trabalhando no projeto

Competição

O torneio é a nível mundial com etapas classificatórias nacionais. Atualmente, no Brasil, competem 42 equipes, sendo que apenas uma delas disputará o mundial em Michigan. De 01 a 07/08, foi realizada a etapa nacional, em Piracicaba, da qual a PUCPR Racing participou em diversas categorias, contando com mais de 20 integrantes da equipe, dentro e fora do box principal.

Eduardo Costa da Matta Bastos, atual Capitão do time, diz que “o objetivo não é apenas competir, mas também possibilitar uma vivência extracurricular que, consequentemente, acaba sendo um diferencial profissional, uma vez que há empresas na área automotiva que só contratam quem já participou de algum projeto da SAE.”

Além disso, nas competições costumam ter “olheiros” de empresas reconhecidas na área, em busca de talentos, o que representa uma grande oportunidade para aqueles que desejam trabalhar na área automotiva.

Como a equipe é formada?

Por estudantes de diferentes cursos de Engenharia, Design, Psicologia, Música, Direito, entre outros. Resultando, assim, em grupo multidisciplinar que contribui com vários pontos de vista e permite explorar outras áreas do conhecimento.

Para entrar na equipe é necessário participar de um processo seletivo que ocorre semestralmente, contando com as etapas de inscrição, questionário e entrevista.

É preciso escolher duas áreas em que gostaria de atuar, pois, caso não seja alocada na primeira opção, você fará parte da segunda escolha. As opções são:

– Projeto e fabricação

– Marketing

– Comercial

– Financeiro

– Administrativo

– Qualidade

São aceitos candidatos do 1º ao 7º período, onde o participante deverá ter a disponibilidade de, no mínimo, 6 meses para ficar na equipe.

Uma vez no time, as pessoas têm contato com outros projetos, como, por exemplo, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Hackathon. Eduardo ressalta que em primeiro lugar é importante o comprometimento com os deveres da Universidade, como trabalhos, provas, etc. e depois os projetos extracurriculares.

Talvez você esteja se perguntando: “o que vou ganhar com isso”? Além de conhecimento e da experiência no currículo, os integrantes ganham horas complementares, de acordo com a participação nas competições e com o tempo que permanecem na equipe.

Para concluir, Eduardo ressalta: “a equipe de Fórmula SAE da PUCPR, está disponível para quem quiser realizar pesquisas ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sobre o tema e/ou este universo.”

Quer fazer parte do PUCPR Racing? O processo seletivo está aberto e vai até 31/08.