Escola de Negócios | PUCPR

Empreendedorismo, Estratégia e ESG

Como empreender sem medo?

Empreender é um desafio para o microempreendedor, o médio empreendedor ou o grande empresário, principalmente em relação à inovação e adaptabilidade ao surgimento de novos cenários. Para inovar em qualquer segmento é necessário acompanhar as atualizações do mercado e, além disso, ter conhecimento para fazer boas análises. Afinal, somando tecnologia aos negócios, dados não faltam.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar quem está querendo empreender, conforme explica a coordenadora do curso de Administração e do programa de Administração Master da PUCPR, Juliana Costa. A professora destaca que uma das questões mais importantes para as empresas é analisar o ambiente externo para entender o ambiente externo.

“A gente tem uma ferramenta chamada análise PESTEL, em que é possível analisar as forças externas, ou seja, forças políticas, do ambiente, sociais, tecnológicas, legais e econômicas. E pode ser usada tanto para pequena empresa quanto para grandes empresas. É necessário considerar que, por exemplo, eu não posso abrir uma empresa se eu não entender o que está acontecendo num cenário, seja macroeconômico ou tecnológico. Se não tiver conhecimento do que está acontecendo no âmbito nacional e no âmbito global”, explica Juliana.