Escola de Negócios | PUCPR

Finanças e Contabilidade

Organizar as finanças é cuidar do futuro

No pessoal ou no profissional, organizar as finanças é uma ação de extrema relevância. Primeiro, porque traz segurança e, depois, porque possibilita tranquilidade na hora de definir estratégias de expansão, investimento, ou até mesmo aquele momento de lazer e diversão.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da PUCPR, Hugo Dias Amaro, explica que o equilíbrio financeiro para pessoas físicas e jurídicas representa a construção de mais renda ativas do que passivas. Aquela máxima de cuidar com os excessos e o consumismo.

“Em contabilidade, o conceito de ativos e passivo, e a consequente lógica da relação entre eles, se refere ao patrimônio líquido, ou seja, o que sobra quando a gente fala em bens e direitos, que podem ser adquiridos ao longo do tempo. E os passivos são sinônimos de dívidas, obrigações que o indivíduo adquire”, contextualiza Amaro.

Veja também: Como empreender sem medo?

Estratégia para organizar as finanças

Alcançar o equilíbrio financeiro requer disciplina, planejamento e, acima de tudo, conhecimento. Confira algumas dicas:

• Investimentos: no momento da decisão de investir é importante escolher bons ativos como, por exemplo, ações e fundos de investimento imobiliário. Se não tiver conhecimento, é indicado buscar auxílio profissional.
  • Formalização: tanto para o empreendedor quanto para a saúde financeira de um negócio, estar com as questões legais em dia tem um impacto direto e traz benefícios para ambos os lados, ou seja, o CNPJ, proporciona acessos que uma pessoa física, por exemplo, não teria, e permite a organização financeira de ambos.
  • Gerenciamento: mais comum nas empresas do que no individual, a procura por serviços de contabilidade pode auxiliar na mensuração e gestão do patrimônio.

Em resumo, organizar as finanças é um ato de cuidado com o futuro e, se você está buscando construir uma carreira nessa área, a web série “Para Quem Quiser” mostra toda a estrutura do curso de Ciências Contábeis da PUCPR.

A web série foi elaborada em parceria com o Rocket, reality de empreendedorismo e inovação da RPC Paraná, que tem o patrocínio da Universidade.

Clique aqui para assistir às dicas do coordenador e professor Hugo Dias Amaro, no 4º episódio.

Saiba mais: Rocket e PUCPR: acompanhe essa jornada do empreendedorismo.