Confira quais são as demandas e exigências do mercado para os profissionais dessa área
Pensamento crítico, resolução de problemas e liderança são habilidades cada vez mais valorizadas pelas empresas, segundo o relatório “The Future of Jobs” do Fórum Econômico Mundial. Assim, áreas como Administração, Ciências Contábeis, Economia, Gestão Comercial, Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e Negócios Digitais ganham destaque por atenderem essas necessidades.
Essas são áreas em constante transformação que buscam acompanhar o movimento de evolução do mercado. Confira a seguir 5 tendências para a área de Negócios nos próximos anos que apontam como os profissionais podem buscar uma visão global e estratégica:
1 – Trabalho em rede: A gestão de atividades remotas e a colaboração entre as equipes de diferentes setores vão exigir dos profissionais o aperfeiçoamento das famosas soft skills. Elas podem ser definidas como habilidades emocionais e podem ser desenvolvidas simultaneamente à formação acadêmica. Um ensino multidisciplinar permite pensar esse futuro sem barreiras entre as áreas do conhecimento ou limites. A sensibilidade, o sentir, as emoções e a conexão, se tornam, portanto, fundamentais para as integrar as pessoas no ambiente laboral com a saúde mental em dia.
2 – Sustentabilidade e responsabilidade social: Com grande ênfase após o período pandêmico, as organizações passaram a pensar uma agenda pautada na sigla ESG (sigla em inglês para: Ambiental, Social e Governança). Essa urgência está alinhada à pressão da sociedade pela adoção de práticas mais sustentáveis e éticas por parte das marcas. E para construir essa nova realidade organizacional, estão sendo valorizados profissionais capazes de incorporar estratégias sustentáveis em suas áreas de atuação. Isso inclui, desde as campanhas de Marketing, passa pela Gestão Financeira e Comercial, até a Administração dos negócios. Além disso, é essencial um diálogo entre os setores público e privado.
3 – Inteligência Artificial e novas tecnologias: A revolução 4.0 já está presente em praticamente todos os segmentos e as novas tecnologias dominam a execução de atividades repetitivas. Essa transformação exigirá dos profissionais o conhecimento de ferramentas, porém ainda mais a capacidade crítica de interagir e saber qual a melhor solução para cada demanda. Haverá uma crescente demanda de profissionais capazes de implementar e gerenciar processos de automação, inteligência artificial e análise de dados.
4 – Gestão de pessoas e cultura organizacional: O bem-estar dos colaboradores ganhou os holofotes e profissionais de Recursos Humanos terão um papel estratégico nas empresas. Habilidades em gestão de talentos, desenvolvimento de liderança, diversidade e inclusão serão valorizadas. Além disso, será essencial a capacidade de lidar com mudanças organizacionais, um mercado instável, e o desafio de promover um ambiente de trabalho saudável.
5 – E-commerce e Marketing Digital: O crescimento exponencial dessas duas áreas deve se manter. Os profissionais de áreas como Ciências Contábeis e Negócios Digitais precisaram desenvolver uma postura estratégica para integração de conhecimento de ferramentas digitais aos estudos de mercado. Além disso, diante da automatização dos pagamentos e do atendimento, a humanização junto aos clientes será uma necessidade latente.
Essas tendências apontam oportunidades emergentes nas áreas de Negócios! Gostou?