Escola de Negócios | PUCPR

Pessoas e Organizações

A Educação de braços dados com o aprimoramento profissional

Desenvolvendo habilidades essenciais na área de Educação para se destacar no mercado atual

A demanda por aprimoramento profissional cresceu constantemente no mercado desde o século XX, quando a Internet transformou as regras do jogo e a busca por profissionais qualificados e em constante formação se tornou frequente.

A área de Educação, evidentemente, não poderia ficar de fora dessas transformações. É essencial que os profissionais desse campo busquem um aprimoramento a fim de ampliar sua atuação além do aspecto didático-pedagógico. Eles devem adquirir as competências necessárias para se adaptarem às mudanças na gestão educacional que ocorreram no século XXI.

No contexto atual, é crucial ressaltar a relevância do desenvolvimento de soft skills pelos profissionais da área de educação. Dentre essas habilidades, destaca-se especialmente a capacidade de exercer liderança. Conforme estudos realizados pela Gallup, renomada empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, constatou-se que o líder exerce uma influência de até 70% no engajamento das pessoas envolvidas com o negócio. No entanto, a maioria esmagadora desses profissionais não está preparada para assumir essa responsabilidade. Diante dessa realidade, é nesse cenário que o profissional da educação deve se destacar, aprimorando suas competências de liderança.

Além disso, uma soft skill altamente valorizada é a habilidade de desenvolver projetos bem-sucedidos em conjunto com uma comunicação assertiva. De acordo com a empresa de recrutamento Mappit, a comunicação é considerada a habilidade mais crucial em um profissional nos dias de hoje. A falta de comunicação adequada acarreta riscos significativos que não podem ser negligenciados. Portanto, é imprescindível que os profissionais desenvolvam essa habilidade para garantir o sucesso de seus projetos e evitar consequências indesejáveis.

Ainda, destaca-se a necessidade, até pouco tempo não existente, dos profissionais de educação terem uma visão estratégica financeira que permita que este profissional esteja inserido e ciente do cenário em que a empresa atua. Pensando, inclusive, como ele pode atuar e contribuir para a melhoria deste cenário.

E como o profissional de Educação pode adquirir essas competências tão necessárias?

A PUCPR possui o curso de extensão Execuções de Estratégias para a Educação, voltado Professores, Gestores de Instituições Educacionais, Egressos e demais profissionais da área de educação.

Ao oferecer os módulos “Liderança e Gestão de Pessoas 4.0”, “Estratégia Financeira: Quantificando Custos e Benefícios” e “Fazendo Acontecer: Projetos e Comunicação” o curso inova no aprimoramento profissional dos profissionais da Educação ao criar oportunidades para que estes se atualizem nas dimensões didático-pedagógica-tecnológica e de gestão das instituições de ensino, possibilitando a criação de ações estratégicas e inovadoras para os seus contextos organizacionais.

Quer aprimorar suas competências e se tornar um educador melhor?

Aproveite que as inscrições abertas: