Escola de Negócios | PUCPR

Educação Executiva

PUCPR recebe prêmio internacional com Programa de Compliance

O prêmio foi outorgado no evento “Executive Council Fórum 2022”, promovido pela Woxsen University, Índia.

O Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, recebeu no dia 20/12/2022 o prêmio Outstanding Industry-Academia Collaboration Award.

O prêmio foi recebido pelo Decano da Escola de Negócios, Prof. Dr. Bruno Fernandes, no evento Executive Council Fórum 2022, promovido pela Woxsen University, na Índia.

O Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense

O programa, realizado através de uma parceira entre a PUCPR com o Sistema Ocepar e Sescoop/PR desde 2019, visa capacitar e implementar mecanismos de compliance em cooperativas.

O termo compliance remete a estar em conformidade com leis e regulamentos internos e externos.

Com isso, mecanismos de compliance favorecem a vantagem competitiva, pois aumentam a responsabilidade dos envolvidos e reduzem comportamentos irregulares dos colaboradores.

Assim, o programa visa qualificar as cooperativas de forma que elas atendam os requisitos para estarem em compliance.

Além disso, a forma de atuação em compliance tem sido demandada pelo mercado e a proposta é alinhar processos e pessoas de forma a institucionalizar estas práticas.

A iniciativa já foi aplicada em 33 cooperativas do Paraná, e agora está sendo levada para São Paulo e disseminada pelo Brasil por meio da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil).

Assista o vídeo onde o Decano da Escola de Negócios da PUCPR fala sobre o Programa:

Prof. Dr. Bruno Henrique da Rocha Fernandes, Decano da Escola de Negócios da PUCPR

Sobre o prêmio

O prêmio Outstanding Industry-Academia Collaboration Award reconhece exemplos excepcionais de trabalho em equipe na promoção da inovação por meio de parcerias indústria-academia.