Escola de Direito | PUCPR

Acontece na Escola de Direito

Escola de Direito PUCPR recebe Conferência Internacional sobre Liberdade Acadêmica

Nos dias 9 e 10 de novembro, a Escola de Direito PUCPR vai receber a 2ª Conferência Regional sobre a Liberdade Acadêmica nas Américas. O evento é gratuito e terá apresentações presenciais sobre os desafios para a proteção e defesa da liberdade acadêmica e da autonomia universitária.

A Conferência também contará com a participação de Conrado Hübner Mendes, professor de direito constitucional da USP, Doutor em Direito e Ciência Política e membro do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade.

Clique no botão a seguir e faça a sua inscrição para assistir às apresentações presencialmente.

Se você quiser participar de forma virtual, clique aqui para obter acesso ao link de transmissão dos eventos.

Os painéis e palestras ocorrem entre 8h e 17h no auditório Mário de Abreu do Bloco Verde da PUCPR Câmpus Curitiba (Rua Imaculada Conceição 1155). Confira a programação completa no site oficial da Conferência aqui.

Sobre o evento

A Conferência é organizada pela Coalizão pela Liberdade Acadêmica das Américas (CLAA/CAFA), composta pelo Centro de Pesquisa e Ensino em Direitos Humanos da Universidade de Ottawa, Scholars at Risk e Universidade de Monterrey, juntamente com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Durante o evento, os participantes discutirão temas como o controle político das instituições de ensino superior, legislação administrativa e penal destinada a silenciar os acadêmicos, censura ideológica do discurso acadêmico e limitações à liberdade de investigação e expressão.

Também serão debatidas estratégias para planejar respostas a ataques a instituições de ensino superior, ações judiciais para proteger os espaços universitários, bem como leis e políticas que implementam, e minam, os Princípios Interamericanos sobre Liberdade Acadêmica e outras normas de direitos humanos relacionados a liberdade acadêmica e a autonomia universitária.

Anúncio no site oficial da 2ª conferência de liberdade acadêmica nas américas

Serviço | 2ª Conferência Regional sobre Liberdade Acadêmica nas Américas

Data: 9 e 10 de novembro de 2023

Horário: das 8h às 17h

Local: Auditório Mário de Abreu, Bloco Verde da PUCPR Câmpus Curitiba (Rua Imaculada Conceição, 1155)

Inscrições: pucpr.app/cafa-register

Inscrições para participação remota: pucpr.app/cafa_online

Programação:

Muitas oportunidades esperam por você na PUCPR!

Na Escola de Direito PUCPR, os estudantes têm a oportunidade de participar de eventos multidisciplinares para trocar experiências e obter conhecimento.

Ficou curioso(a)? Então, venha saber mais sobre o curso de graduação em Direito da PUCPR.

Além disso,fique de olho nas novidades da Escola de Direito no nosso Blog!