Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Geral

Ensino no exterior na área da saúde? Conheça outras perspectivas com o intercâmbio PUCPR

O ensino de profissões como Medicina e Enfermagem são muito distintos ao redor do mundo e conhecer essas diferentes perspectivas pode enriquecer ainda mais a trajetória dos estudantes

Realizar um intercâmbio durante a jornada acadêmica é uma oportunidade e tanto para qualquer futuro profissional. Porém, para aqueles que aspiram ter uma carreira na área de saúde, estudar fora vai muito além de se deparar com um novo idioma ou diferentes métodos de ensino.

Além de adquirir conhecimento prático em sistemas de saúde diferentes, o estudante tem a chance de entender como diversas culturas encaram e lidam com questões de saúde. Essa experiência intercultural é inestimável para profissionais da Medicina, Enfermagem, Odontologia, entre outros, que buscam uma visão global em sua prática.

Leia também: 5 motivos para fazer intercâmbio na graduação

Saúde global: estudantes podem conhecer diferentes abordagens ao redor do mundo

Cada país possui um sistema de saúde diferente, com abordagens variadas para o tratamento de doenças, prevenção e políticas de saúde pública. Ao estudar fora, os intercambistas têm a oportunidade de vivenciar de perto como a saúde é gerenciada em outros lugares do mundo. Sem falar da possibilidade de aprender práticas inovadoras e diferentes técnicas de cuidado que podem não estar presentes em seu país de origem.

Foram essas diferenças que chamaram a atenção de Kauane Rechetelo, formanda do curso de Enfermagem, durante seu intercâmbio em Portugal.

“Realizei os estágios obrigatórios do 8º período no Instituto Universitário Egas Moniz, em Almada, Portugal. Lá tive a oportunidade de vivenciar a rotina da saúde pública nos Centros de Saúde e no setor de puerpério do Hospital e Maternidade Garcia de Horta. O intercâmbio permitiu explorar práticas diferentes das quais tive contato durante os estágios no Hospital Universitário Cajuru e nas Unidades de Saúde. Desenvolvi um olhar mais crítico para as atividades que realizo agora como enfermeira”, conta.