Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

Mudança de carreira: da Odontologia ao Serviço Social

Conheça a história da egressa de Serviço Social, Giovana Celli

Escolher um curso de graduação nem sempre é um processo fácil. Às vezes, a primeira opção não se mostra adequada quando temos contato efetivo com a área do conhecimento, e está tudo bem!

Um bom exemplo disso é o caso de Giovana Celli, estudante do oitavo período de Serviço Social da PUCPR. Conheça um pouco mais sobre a trajetória acadêmica da Giovana.

Ex-estudante do curso de Odontologia, Giovana sempre teve contato com profissionais da área do Serviço Social. “Em um momento de reflexão e projeto pessoal de vida, decidi fazer a experiência de trocar o curso. Por mais arriscado que parecesse ser, eu sabia que era a decisão certa. E hoje, no meu penúltimo período em Serviço Social, tenho orgulho da decisão tomada.”

Além do contato com profissionais da área, ela participa, há muitos anos, de projetos sociais envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade. Quando ainda não era estudante do curso, Giovana via essa atuação como simples ajuda. Porém, ao se tornar estudante de Serviço Social na PUCPR, começou a refletir sobre as demandas e as condições de vida dessas parcelas da sociedade. “Desenvolvemos nosso pensamento crítico e a vontade de atuar, não mais na ajuda, mas na garantia de todos os direitos de cada indivíduo.”

Para finalizar essa fala inspiradora, Giovana comenta: “Uma dica que eu daria para o estudante que está em dúvida é que o Serviço Social é para a vida. Aquilo que aprendemos impacta diretamente na forma como vemos o mundo, como atuamos e nos relacionamos com pessoas. Entender a dinâmica da sociedade e onde as pessoas se encontram nessa engrenagem nos faz refletir sobre tudo aquilo que fazemos, trazendo um olhar muito mais crítico.”

E aí, se identificou com o relato da Giovana? Quer entender o funcionamento da sociedade de forma crítica e atuar para a construção da justiça social?