Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Reflexões sobre Inteligência Artificial em Letras

Entre os dias 17 e 18 de outubro, nos períodos da manhã e da noite, de forma remota, acontecerá o XXIV Fórum de Letras e o XIV ENLE. O evento será realizado pelo curso de Letras | Português – Inglês da Escola de Educação e Humanidades (EEH) da PUCPR. O tema central do Fórum este ano é sobre a Inteligência Artificial em Letras.

A IA tem revolucionado diversos campos do conhecimento. Na área de Letras, abrem-se novas perspectivas e possibilidades, transformando a maneira como produzimos, analisamos e interagimos com textos literários e linguagem escrita de modo geral.

Na criação literária, há experimentos com modelos de linguagem gerando poesia, contos e até mesmo romances inteiros. Como fica, então, o debate sobre a originalidade e autenticidade dessas criações? Nas análises linguística e literária, o processamento de linguagem natural permite identificar padrões, tendências e temas recorrentes em grandes quantidades de textos rapidamente. Mas fica a questão: como utilizar essas tecnologias de forma ética e responsável? Também a tradução automática é outra área em que a Inteligência Artificial desempenha um papel fundamental no mundo das letras.

Os avanços em redes neurais e os sistemas de tradução automática têm melhorado significativamente, facilitando a comunicação entre diferentes idiomas. A questão crucial aqui é como ressignificar o papel do tradutor e o ensino de línguas nesses contextos complexos e dinâmicos?

Inscrições e programação

Quer participar do XXIV Fórum de Letras e XIV ENLE e ainda não se inscreveu? Corre que ainda dá tempo!

O evento é aberto para toda a comunidade! No link ao lado, é possível conferir toda a programação do evento:  eventum.pucpr.br/forum_letras_e_enle

Não deixe de acompanhar o Blog da EEH para saber mais sobre os eventos e demais conteúdos sobre a área de Educação e Humanidades.