Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

Monitoria de Língua Inglesa: potencializando as Global Classes e promovendo nova experiência na PUCPR

Participe da Monitoria: uma chance de contribuição para sua formação, ajudar colegas e crescer profissionalmente com o auxílio da Global Classes

O Programa de Monitorias da PUCPR tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de disciplinas vinculadas aos cursos de graduação da PUCPR por meio da seleção de estudantes monitores, promovendo a cooperação acadêmica. Um dos projetos participantes é o Monitoria de Língua Inglesa, da Escola de Educação e Humanidades.

Iniciado com apenas duas monitoras voluntárias, hoje conta com uma média de 15 monitores por semestre, nas modalidades bolsa integral, bolsa parcial e voluntária. Antes focado apenas na língua inglesa, hoje já conta com monitores em disciplinas também em espanhol.

Inicialmente, os monitores eram exclusivamente do  Curso de Letras | Português-Inglês focado em exercer a docência durante a formação. Com o tempo, ampliou-se a participação para estudantes de outros cursos, como Medicina, com a disciplina Inglês Acadêmico, e o Programa American Academy, com College Writing e Research Writing.

Como é ser monitor?

O Monitor de Língua Inglesa auxilia estudantes, tanto em sala como fora dela em questões linguísticas organizacionais e metodológicas das disciplinas.  Os monitores, por também serem estudantes, acabam auxiliando os professores nas estratégias de ensino/aprendizagem utilizadas em sala de aula, visto que trazem ideias novas, criam jogos, auxiliam na elaboração de materiais de apoio. Enfim, Além do apoio aos colegas, podem aprimorar habilidades pessoais e contribuir com professores e estudantes.

No projeto, a visão compartilhada é de que o inglês é uma língua internacional, ou seja, o o certo e o errado não é o valorizado, ou o modelo padrão de uso da língua (fluência nativo).   Questões de inteligibilidade, segurança e motivação em relação ao uso e compreensão da língua é o que a monitoria auxilia. Karina Fernandes, coordenadora do projeto, menciona que não podemos deixar que o idioma seja “the elephant in the room”.

Muitos professores e estudantes ainda se sentem hesitantes em participar das Global Classes e isso se deve principalmente pela insegurança linguística. O uso da língua em sala de aula deve primeiramente ser visto apenas como um meio de comunicação.  É por meio do idioma que o conteúdo é abordado, isso significa queele é um instrumento, não o foco principal. Com uma utilização mais frequente da língua, é possível ter contato com estudos atualizados na disciplina, troca intercultural com estudantes estrangeiros e preparação prévia para futuras mobilidades acadêmicas, como intercâmbio ou dupla diplomação, além de ampliar o domínio em outro idioma.

Leia também: EEH realiza curso de formação de professores para oferta de Global Classes

Outro achado pelo estudo é o de que a aderência e a motivação dos estudantes quanto às disciplinas em segunda língua podem ser geradas dependendo da predisposição (perfil do estudante incluso), metodologia abordada em sala pelo professor e/ou convivência com os colegas/monitores.

Vale ressaltar que a formação de professores para ambientes multiculturais leciona em ambientes multiculturais é uma grande necessidade. É necessário adaptar as estratégias de ensino para garantir que o conteúdo seja transmitido de forma eficaz, levando em conta as diferenças culturais e linguísticas dos estudantes. Isso inclui uma análise cuidadosa do contexto de ensino, considerando as particularidades dos estudantes e suas experiências prévias com o idioma.

Além disso, é fundamental que os docentes compreendam teorias pedagógicas que abordem o ensino de disciplinas em outra língua, o que exige um preparo contínuo e uma abordagem flexível para que a aprendizagem ocorra de forma inclusiva e eficaz. A formação deve, portanto, preparar os professores para lidar com esses desafios, promovendo uma educação de qualidade em um ambiente cada vez mais globalizado.

“Ser um monitor incentivou o aprofundamento da decisão de se tornar um professor, estando ligado à gratificação de levar o conhecimento a outras pessoas.” (Monitor participante da pesquisa PIBIC).

Leia também: English as a Medium of Instruction (EMI) classes have just started!

Para você, professor, que possui o interesse em ofertar Global Classes, saiba que a Monitoria de Língua Inglesa está à disposição para auxiliar em seu processo! Aprimore a sua oferta de Global Classes!

Para você, estudante, não hesite em participar das Global Classes, com certeza sua aprendizagem de conteúdo será muito significativa e seus conhecimentos linguísticos serão aprimorados! Facilite a sua inserção nas Global Classes!

Para você que deseja ser um Monitor, todo ano é disponibilizado um edital para participar do processo seletivo para se tornar um Monitor. Algumas das solicitações são: conhecimento do idioma e uma entrevista com os avaliadores. Caso aprovado, os professores encontrarão a disciplina que melhor se enquadra com o seu perfil!

  • Monitoria-1
Conteúdo produzido por: Professora Doutora Karina Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *