Professores e estudantes demonstram satisfação com a atuação da Monitoria de Língua Inglesa em sala de aula. Saiba como alavancar as Global Classes!
O Programa de Monitorias da PUCPR tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de disciplinas vinculadas aos cursos de graduação por meio da seleção de estudantes monitores, promovendo a cooperação acadêmica entre os estudantes. Dentro do Programa há o projeto de Monitoria de Língua Inglesa, coordenado pela Professora Doutora Karina Fernandes, desde 2017.
O Projeto iniciou com apenas 2 monitoras voluntárias e hoje conta com uma média de 15 monitores por semestre, nas modalidades bolsa integral, bolsa parcial e voluntária. Ainda, o que antes era focado apenas na língua inglesa, hoje já conta com monitores em disciplinas lecionadas em espanhol também.
Além disso, no início, os monitores eram apenas do Curso de Letras | Português-Inglês, considerando a oportunidade de os discentes exercerem a docência ainda em processo de formação. Com o passar dos anos, compreendeu-se a necessidade da atuação de outros estudantes/monitores de cursos específicos que disponibilizam um número significativos de ofertas de disciplinas lecionadas em outro idioma, principalmente o inglês. Nesses casos, o curso de Medicina com a disciplina Inglês Acadêmico e o Programa American Academy com as disciplinas de College Writing e Research Writing.
Como é ser monitor?
O Monitor de Língua Inglesa é alguém disponível para auxiliar os estudantes, tanto em sala como fora dela, no que tange, primeiramente, às questões linguísticas, mas também às questões organizacionais e metodológicas das disciplinas. Os monitores, por também serem estudantes, acabam auxiliando os professores nas estratégias de ensino/aprendizagem utilizadas em sala de aula, visto que trazem ideias novas, criam jogos, auxiliam na elaboração de materiais de apoio. Enfim, além de aprimorarem suas habilidades pessoais, contribuem com os professores e os estudantes.
Dentro do projeto, temos a visão de que o inglês é uma língua internacional, ou seja, não valorizamos o certo e o errado, ou o modelo padrão de uso da língua (inglês de falante nativo), mas podemos auxiliar nas questões de inteligibilidade, segurança e motivação em relação ao uso e compreensão da língua. Como a professora Karina Fernandes sempre menciona, não podemos deixar que o idioma seja “the elephant in the room”.
Muitos professores e estudantes ainda se sentem hesitantes em participar das Global Classes e isso se deve principalmente pela insegurança linguística. O uso da língua em sala de aula deve primeiramente ser visto como apenas um meio de comunicação, é por meio do idioma que o conteúdo é abordado, ele é um instrumento, não o foco principal. A sua utilização possibilita, além do contato com os últimos estudos realizados na área da disciplina, uma inserção intercultural durante as aulas, a inclusão de estudantes estrangeiros no curso, uma preparação prévia para futuras mobilidades acadêmicas e por fim o aprimoramento linguístico de modo contextualizado.
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Durante os anos de 2023 e 2024, a Professora Dra. Karina Fernandes e suas estudantes pesquisadoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) realizaram uma pesquisa sobre as Global Classes na PUCPR em que o intuito foi traçar o perfil e as percepções dos envolvidos no programa: professores, estudantes, monitores e equipe administrativa. Nela foi possível perceber que 13,2% dos professores participantes da pesquisa não realizam correções linguísticas durantes as aulas por não considerarem o aspecto linguístico sua especialidade e, por isso, acabam contornando esse obstáculo por meio da inserção de monitores em suas aulas.
Outro achado pelo estudo é o de que a aderência e a motivação dos estudantes quanto às disciplinas em segunda língua podem ser geradas dependendo da predisposição (perfil do estudante incluso), metodologia abordada em sala pelo professor e/ou convivência com os colegas/monitores.
Vale lembrar que a formação de professores que lecionam em ambientes multiculturais é uma grande necessidade, considerando que não basta traduzir materiais para inserir-se nesse contexto; é preciso modificar estratégias, analisar os contextos de ensino, compreender teorias relacionadas ao estudo de conteúdo por meio de outros idiomas e demais especificidades da área.
“Ser um monitor incentivou o aprofundamento da decisão de se tornar um professor, estando ligado à gratificação de levar o conhecimento a outras pessoas.” (Monitor participante da pesquisa PIBIC)
Por meio disso, pode-se ver como relevante propor uma idealização que aproxime o acesso a monitores de todos os cursos e áreas disponibilizadas em L2 e apresentar mais oportunidades que estimulem a autorregulação de cada indivíduo, já que a última “allows students to become more proactive in their learning and scaffolds them to reach their self-established goals” (Yuksel et al, 2023, p.402 apud Iwaniec, 2014).
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Para você, professor, que possui o interesse em ofertar Global Classes, saiba que a Monitoria de Língua Inglesa está à disposição para auxiliar em seu processo! Aprimore a sua oferta de Global Classes!
Para você, estudante, não hesite em participar das Global Classes, com certeza sua aprendizagem de conteúdo será muito significativa e seus conhecimentos linguísticos serão aprimorados! Facilite a sua inserção nas Global Classes!
Para você que deseja ser um Monitor, procure-nos, encontraremos a disciplina que melhor se enquadra com o seu perfil! Seja também um moderador das Global Classes!