Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Reflexões

Transformando Desafios em Oportunidades: O Papel das Escolas no desenvolvimento dos estudantes

A escola é um espaço importante na vida de crianças e jovens, não apenas como um lugar de aprendizado, mas também como um ambiente de acolhimento e transformação pessoal. Quando equipada com os recursos adequados, a escola pode contribuir para o desenvolvimento dos estudantes como indivíduos. Esse papel é muito significativo, pois se tornar um lugar de refúgio para muitos estudantes.

Muitos deles vêm de lares ou comunidades onde a falta de segurança e a violência são realidades constantes e para esses jovens, a escola pode representar uma oportunidade única de encontrar estabilidade. Com a finalidade de que isso aconteça, é fundamental contar com professores e colaboradores preparados para lidar com diversas situações. Uma das formas é saber utilizar bem as soft skills (habilidades sociais) e ter um bom diálogo com todas as frentes, como os pais, estudantes e até mesmo a comunidade onde está inserida.

Ao construir uma cultura de acolhimento, em que todos os estudantes se sintam respeitados e valorizados, a escola abre espaço para que eles confiem e aprendam. Esse acolhimento é fundamental que seja uma prática efetiva que permeia todos os aspectos da vida escolar. Além disso, é importante que a escola desenvolva iniciativas que promovam a inclusão e a valorização da diversidade, isso implica reconhecer e respeitar as diferentes histórias de vida e realidades dos estudantes.

Pensando nisso a importância da educação inclusiva e da valorização da diversidade é defendida e orientada por importantes documentos da UNESCO e do Ministério da Educação (MEC) objetivando que a escola atue na perspectiva da educação integral, que além do trabalho direcionado aos conteúdos das disciplinas, buscam trabalhar para o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas as dimensões do ser.

Alinhadas com essa visão, muitos cursos da Escola de Educação e Humanidades incluem disciplinas focadas em preparar os futuros profissionais para lidar com questões que envolvem soft skills, liderança e gestão de problemas sociais, oratória e expressão. Um curso de exemplo é a Licenciatura em Pedagogia da PUCPR, em que os estudantes têm disciplinas que contribuem para o desenvolvimento de dimensões socioemocionais como Psicologia da Educação, Processos Pedagógicos em Diferentes, Direitos Humanos, Psicopedagogia etc.

Um refúgio chamado atividades extracurriculares

Um possível refúgio para os estudantes são os programas extracurriculares que os envolvam em atividades que despertem seu interesse. Esportes, artes e projetos sociais são formas eficazes de engajar os estudantes e ajudar a construir um senso de pertencimento e valor, mostrando-lhes que possuem talentos e habilidades que podem ser desenvolvidos e apreciados.

Em um ambiente inclusivo, reconhece-se que cada estudante tem o seu próprio ritmo de aprendizado, suas dificuldades, potencialidades e que não existe uma abordagem única que funcione para todos. Quando a escola se torna um espaço de respeito à diversidade e oferece oportunidades de crescimento, os estudantes se sentem mais seguros para expressar quem são e compartilhar suas preocupações e necessidades.

Mudança de vida: pessoas mudam? Eu posso mudar? 

Sabemos que mudanças são inevitáveis e estão acontecendo o tempo todo: em nós mesmos, no mundo, nas outras pessoas; reconhecer que a escola e professores podem ser uma rede de apoio para as mudanças dos estudantes é importante, pois mudar pode ser um grande desafio.

Pensando em qual é a chave para lidar com as mudanças, o terceiro conteúdo do podcast Coffee Break busca investigar de que forma e o que faz uma pessoa mudar. O episódio contou com a participação da escritora Ana Suy e da professora e coordenadora da especialização em Avaliação Psicológica Cássia Rodrigues. 

Um belo dia resolveu mudar? Então confira outros conteúdos:  

Mudança: escolhas, desafios e realidades

Convivência de gerações: desafios, conflitos e colaboração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *