Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Habilidades do Futuro

Conquiste o mundo: 4 caminhos para internacionalizar seu currículo

Ter uma experiência internacional no currículo é sempre um diferencial. Descobrir novas culturas, ampliar horizontes, conhecer novas pessoas e, nesse tempo, aprender e desenvolver novas habilidades é uma oportunidade que a PUCPR oferta para todos os(as) estudantes, seja de Graduação Presencial, EaD ou dos cursos Stricto Sensu.

Para a área das licenciaturas e bacharelados, ter alguma experiência internacional no currículo pode ser um diferencial, já que em Curitiba e Região Metropolitana existem mais de 15 colégios com ensino bilíngue, além de criação de materiais em dois idiomas e muito mais.

Pensando nisso, separamos quatro possibilidades de experiência internacional, no exterior ou mesmo sem precisar sair do Brasil.

Global Classes

A PUCPR oferta diversas disciplinas de Graduação e algumas na Pós-Graduação em outros idiomas e em 3 diferentes níveis linguísticos: básico, intermediário e avançado. Em todos os níveis, o material didático adotado é escrito no idioma internacional.

Leia também: 7 possibilidades de disciplinas em outros idiomas

Intercâmbio acadêmico

Essa modalidade possibilita aos estudantes de Graduação uma experiência internacional em uma das universidades parceiras da PUCPR ao redor do mundo. As inscrições para intercâmbio acadêmico ocorrem semestralmente, sempre seis meses antes da saída prevista do estudante.

Os/as estudantes que realizarem o intercâmbio acadêmico ficarão isentos/as tanto da mensalidade da PUCPR quanto da instituição de destino pelo período em que estiverem fora.

Confira a experiência de 6 estudantes de Letras | Português – Inglês que realizaram Intercâmbio

Dupla Diplomação

Para quem deseja ter dois diplomas, o da PUCPR e o da Instituição em que estudou durante a Graduação ou nos cursos de Stricto Sensu, esse é o programa ideal. Na Escola de Educação e Humanidades, um curso em que é possível realizar a Dupla Diplomação é o Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Summer Institute

Essa modalidade de Internacionalização oferece a oportunidade de fazer matérias e ganhar créditos durante as férias, com opções de estudo em Florença, na Itália; em Kent, nos Estados Unidos; ou mesmo nos Câmpus da PUCPR em Curitiba, Londrina e Toledo. As disciplinas são planejadas para ajudar a desenvolver habilidades e competências que valorizam o currículo dos estudantes.

Com essas oportunidades que a PUCPR oferta para todos os estudantes, ter esse diferencial no currículo se torna fácil! De acordo com um conteúdo do Valor O Globo “uma pesquisa realizada pela QS Quacquarelli Symonds, empresa especializada em educação e carreira, mostrou que 60% dos empregadores consideram a experiência internacional um fator importante na contratação de um profissional”. Além disso, “os profissionais aprendem a se adaptar a diversas situações sociais e isso pode ser muito útil no dia a dia corporativo”, pois isso gera maturidade por conta da experiência, ao viver dificuldades e conseguir solucioná-las.

Agora que você já conhece diversas possibilidades de internacionalização e sabe que isso pode ser um dos diferenciais em seu currículo, que tal experimentar ir além?