Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Notícias

Professora do curso de Serviço Social participa do Encontro Nacional de Assistentes Sociais e discute formação e trabalho de qualidade na área

Em Plenária Ampliada do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social, a coordenadora e professora do curso de Serviço Social, Andréa Braga, apresentou atividades do Fórum e participou do lançamento de e-book coordenado e escrito por ela e outros autores. O evento antecedeu o 51º Encontro Nacional CFESS-CRESS (instância máxima de deliberação nacional da categoria de assistentes sociais no Brasil), em Belo Horizonte, entre os dias 05 a 08 de setembro.

A professora Andréa compõe a coordenação colegiada do Fórum, do Encontro Nacional, que é integrado pelas entidades: Conselho Federal de Serviço Social, Conselho Regional de Serviço Social CRESSPR, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social. A professora teve como tarefa apresentar a prestação de contas das atividades desenvolvidas na gestão (2022-2024) do Fórum e o lançamento do e-book intitulado “Incidências coletivas para reafirmar a luta”.

Segundo Braga, a Plenária foi fundamental, pois o fórum é espaço de articulação e debate ampliado na defesa por uma formação e pelo trabalho de qualidade. “Temos a direção da garantia dos princípios e normativas profissionais, de ações que vinculem o trabalho e a formação profissional de assistentes sociais, na defesa de uma educação emancipada e materialização do projeto ético-político da nossa profissão”.

O lançamento do livro digital constitui um marco, contribuindo para o resgate de uma trajetória de lutas em defesa da formação que sonhamos e defendemos: comprometida com os enfrentamentos das expressões da questão social e uma formação com rigor no trato teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo.

O material reforça a necessidade de manter posicionamento frente aos desafios postos pela sociedade, na defesa de uma formação que seja socialmente referenciada, crítica e que se vincule com o tripé: ensino, pesquisa e de extensão.

Para mais informações sobre a atividade e acesso ao e-book, acesse: https://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/2148

Conteúdo produzido por: Professora Doutora Andrea Braga

Quer saber mais sobre o curso de Serviço Social da PUCPR? Confira os conteúdos abaixo:

Por que Serviço Social na PUCPR?
Memórias do Serviço Social no Brasil
Transformando a Inclusão: O Papel do Serviço Social na Luta contra o Capacitismo
Treinamento de Gerenciamento de Parcerias pelo UNICEF
Professora da PUCPR participa da Conferência Mundial do Serviço Social na cidade do Panamá