Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Ciência, Metaética e Linguagem: Perspectivas Wittgensteinianas

Nova obra do professor da PUCPR explora as ideias de Wittgenstein sobre a relação entre linguagem, ciência e filosofia, destacando a importância da linguagem na compreensão da realidade e das experiências cotidianas.

O professor Léo Peruzzo Júnior realiza o lançamento de mais um livro intitulado Ciência, Metaética e Linguagem: Perspectivas Wittgensteinianas. A obra, desenvolvida pelo pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, explora as ideias do filósofo Ludwig Wittgenstein, abordando a relação entre ciência, linguagem e filosofia.

No prefácio do livro, Peruzzo explica a importância do Tractatus Logico-Philosophicus, uma das obras mais conhecidas de Wittgenstein. O livro aborda a ideia de que a linguagem funciona como uma representação da realidade, ou seja, ela pode mostrar o que existe ou o que não existe no mundo. Segundo Peruzzo, Wittgenstein trouxe novas formas de entender a relação entre palavras e realidade, e seu pensamento continua sendo muito importante para a filosofia.

Além de discutir essas questões mais técnicas, o professor Léo Peruzzo também destaca como Wittgenstein se preocupava com a maneira como usamos a linguagem no dia a dia. Wittgenstein acreditava que a filosofia deveria ajudar a evitar confusões causadas pelo modo como falamos e pensamos. Ele via a linguagem como uma ferramenta poderosa, mas que às vezes criava armadilhas, levando a mal-entendidos e problemas filosóficos. O papel da filosofia, então, seria esclarecer esses problemas, ajudando as pessoas a entender melhor o mundo e suas experiências.

O professor também chama a atenção para a ideia de Wittgenstein de que “a filosofia é um combate ao encantamento do intelecto pelos meios da nossa linguagem”. Em outras palavras, a filosofia deve ajudar a desfazer confusões criadas pela linguagem, esclarecendo o pensamento. No livro, Peruzzo aplica essas ideias à ciência e à ética, mostrando como a filosofia da linguagem pode nos ajudar a entender melhor essas áreas.

Para marcar o lançamento do livro, a PUCPR organizará um evento especial com a presença do professor Léo Peruzzo Júnior, em que ele apresentará a obra e responderá a perguntas do público. A data e os detalhes desse evento serão divulgados em breve.

Com Ciência, Metaética e Linguagem: Perspectivas Wittgensteinianas, o professor Léo Peruzzo Júnior traz uma contribuição relevante para o estudo da filosofia, especialmente para aqueles que se interessam por Wittgenstein e o papel da linguagem no entendimento do mundo.

Sobre o autor: Léo Peruzzo Júnior é professor e pesquisador na PUCPR, com foco em filosofia da linguagem e da mente.

Confira mais um lançamento de livro produzido por Peruzzo.