Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia lança obra

Livro reúne pesquisas e reflexões sobre a filosofia de Wittgenstein

Léo Peruzzo Júnior, professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF), acaba de lançar seu 20º livro. A obra, coorganizada com os professores Darlei Dall´Agnol e Janyne Sattler, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e publicada numa parceria entre a PUCPRESS e a Editora UFSC, intitula-se “Tractatus 100: Revisitando a obra de Wittgenstein“.

O trabalho reúne pesquisas atuais e reflexões sobre aspectos variados da Filosofia de Wittgenstein, particularmente na celebração do centenário de publicação do Tractatus Logico-Philosophicus, uma das obras mais intensas e significativas produzidas no século XX.

Segundo Léo Peruzzo, “o Tractatus, enquanto obra filosófica e literária, representa uma verdadeira reviravolta no ambiente de produção acadêmica do século XX, particularmente porque afeta os alicerces da lógica, da ciência e de campos como a Ética e a Metafísica. Ao longo do último século, dezenas de pesquisadores e pesquisadores foram influenciados pelo trabalho de Wittgenstein. Se pudéssemos indicar em que consiste a obra, certamente ela poderia ser resumida em uma breve frase: o alcance e os limites do pensamento dependem das fronteiras de nossa linguagem. Isso representou, sem dúvida alguma, um novo olhar para o modo como pensamos o mundo e axiomatizamos a realidade”.

A obra está disponível no site da Editora PUCPRESS.

Confira mais um lançamento de livro produzido por professoras de História da EEH e da UFPR.