A Conferência Mundial de Serviço Social – Panamá/2024 teve a participação de delegações dos cinco continentes do mundo.
O tema da Conferência foi “Respeitando a Diversidade através da Ação Social Conjunta”. As palestras e mesas de debate ocorreram entre os dias 3 e 7 de abril de 2024 na Cidade do Panamá. A coordenadora do curso de Serviço Social da PUCPR, Andrea Braga, participou com a apresentação de três trabalhos vinculado ao grupo de estudos de Direito à Cidade e Gestão Democrática no debate sobre:
– (i) La política urbana brasileña y los consejos locales de las ciudades.
– (ii) Participación popular y colectivos de defensa del derecho a la cuidad em Curitiba, Paraná, Brasil.
– (iii) Direito a la Ciudad: articulación coletiva de los trabajadores sociales em defesa de la reforma urbana y la gestión democrática.
A coordenadora também participou na mediação de duas mesas temáticas sobre Género y Diversidad; Trabajo Social y Desarollo Pós-pandemia.
A proposta da Conferência foi de abordar estudos, pesquisas e intervenções profissionais para enfrentamentos dos desafios globais do nosso tempo. O tema da Conferência Mundial, vincula-se ao assunto central das comemorações alusivas do dia Mundial de Serviço Social 2024, que aborda sobre o “Bem-viver – compartilhar o futuro para uma mudança transformadora”, propondo um caminho em construção, fundamentado na solidariedade entre os seres humanos e a natureza, desenvolver coletivamente uma nova forma de organizar o modo de viver no mundo. Sintetiza visões e prática ancestral afro-indígena, debates e propostas atuais, pensamentos críticos e organizações sociais que representam a busca por alternativas em resposta ao modelo de desenvolvimento contemporâneo.
O evento é organizado pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits), a Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (Aiets) e o Conselho Internacional de Bem-Estar Social (ICSW – sigla em inglês).
Texto produzido por: Professora Doutora Andrea Braga
Não deixe de compartilhar este conteúdo e de acompanhar as demais postagens do blog da Escola de Educação e Humanidades!